O que é acuidade visual?

28 de janeiro de 2019
acuidade visual

A acuidade visual é uma medida que representa o quão bem uma pessoa consegue ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos.

O teste de acuidade visual é o exame mais elementar para se checar a capacidade funcional da visão de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente. Conheça mais sobre a acuidade visual no post de hoje!

O que é um teste de acuidade visual?

Um teste de acuidade visual é um exame ocular que verifica o quão bem você vê os detalhes de uma letra ou símbolo, a partir de uma distância específica.

Snellen

O exame geralmente é feito por um oftalmologista. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen,  formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a acuidade visual.

A tabela é marcada por 2 números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância padrão é de 20 pés, ou seja, 6 metros.

A acuidade visual 20/20 significa que uma pessoa pode ver pequenos detalhes a 6 metros de distância da mesma forma que uma pessoa com visão normal veria a partir de 6 metros.

Se uma pessoa tem uma acuidade visual de 20/40, diz-se que ele vê detalhes a 6 metros de distância, do mesmo modo que uma pessoa com visão normal a veria a 30 metros de distância.

A acuidade visual humana normal ou média é de 20/20. No entanto, existem muitas pessoas que podem ver 20/15 e algumas que podem até obter 20/10 de acuidade visual.

Apesar disso, existem casos onde a visão é menor que 20/20, chamadas de baixa acuidade visual, sendo elas: as ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). Essas estão entre as mais frequentes causas de baixa de visão e podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou cirurgia; entre outra das causas mais comuns estão a catarata, as doenças da retina, como a degeneração da mácula e do nervo óptico, como o glaucoma.

Potencial de Acuidade Macular

Quando o médico detecta algum problema maior de visão, outros exames mais complexos devem ser realizados. O Potencial de Acuidade Macular, feito à laser, é um deles e recomendado nos seguintes casos:

  • Pessoas diagnosticadas com doenças oculares;
  • Traumas e acidentes recentes no olho;
  • Pré e pós-cirurgias oculares;
  • Presença de catarata.

Nestes casos, o exame mais preciso à laser pode detectar a origem do problema e o potencial de corrigi-lo.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato