Qual a lente ideal para quem tem ceratocone?

16 de agosto de 2023

Uma das principais preocupações dos pacientes com ceratocone é a escolha da lente ideal. A resposta não é tão simples assim, pois a melhor lente vai depender das características de cada pessoa, do quão avançado está o ceratocone, da idade, da profissão e da disposição para testar e usar lente de contato.

Quando pensamos em qualidade de visão, é claro que a lente de contato rígida sai na frente nessa disputa. A fase inicial, que é o processo de adaptação, pode ser um pouco desafiadora, mas basta uma lente bem feita, muita persistência, um teste de lente de contato feito com muita paciência pelo seu oftalmologista e, em algumas semanas, você não irá trocar suas lentes rígidas nunca mais.

Claro que, em alguns casos, a lente de contato gelatinosa pode ser usada em pacientes com ceratocone, principalmente quando falamos dos estágios iniciais da doença, em que a lente gelatinosa costuma fornecer uma boa visão para as pessoas com essa condição. Num primeiro momento, ela realmente vai ganhar em conforto e facilidade de adaptação, mas, nos casos moderados a avançados, não podemos abrir mão da lente rígida.

A escolha da lente ideal é feita em conjunto com o oftalmologista, que é o profissional capacitado para avaliar o estágio da doença e indicar a melhor opção de tratamento para cada paciente. Por isso, é fundamental que o paciente procure um oftalmologista capacitado em quem possa confiar para conduzir o seu ceratocone e garantir um tratamento eficaz.

E aí? Com qual tipo de lente você está mais adaptado? Você teve alguma dificuldade na adaptação da lente de contato? 

Dr. Peter Ferenczy

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

CRM-PR 25.014 / RQE 17417

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest