Cirurgia refrativa: qual o momento ideal para se fazer?

2 de junho de 2023

A cirurgia refrativa é um procedimento realizado a laser para eliminar ou reduzir a necessidade de óculos e lentes de contato em pacientes que têm miopia, hipermetropia ou astigmatismo. É comum para quem tem algum desses tipos de alteração visual, sentir ansiedade em relação ao momento ideal de se submeter à cirurgia de correção.

Mas é fácil descobrir. Existem alguns pré-requisitos que vão orientar essa decisão e eu vou apresentar cada um deles para você.

O primeiro é NÃO GOSTAR de usar óculos ou lentes de contato. Sim! O paciente precisa ter vontade. Porque, mais do que enxergar bem, a proposta da cirurgia é dar independência ao paciente e melhorar a sua qualidade de vida.

Só que apenas o desejo de abandonar as lentes, sejam dos óculos ou as de contato, não é suficiente. É muito importante que essa cirurgia seja feita no momento certo para que seu resultado seja efetivo e você não corra o risco de que, um ou dois anos após a cirurgia, o grau surja novamente.

Assim, o segundo pré-requisito é que o GRAU esteja ESTÁVEL. A cirurgia refrativa só é indicada para pacientes com idade a partir da faixa etária de 18 a 21 anos. É com essa idade que o olho para de crescer e alcança a fase adulta. Com isso, o grau tende a se estabilizar, o que possibilita a realização do procedimento.

O terceiro pré-requisito é que o seu olho tenha as CONDIÇÕES NECESSÁRIAS para aplicação do laser. Para isso, são realizados alguns exames pré-operatórios que vão revelar a qualidade e a espessura da córnea; isto é, se ela pode receber a quantidade exata de laser para corrigir todo o seu grau. Esses testes analisam a topografia e a tomografia da córnea, que é onde será realizada a cirurgia refrativa.


Ficou interessado na cirurgia ocular? Entre em contato conosco!

Dr. Peter Ferenczy

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

CRM-PR 25.014 / RQE 17417

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest