A acuidade visual é uma medida que representa o quão bem uma pessoa consegue ver as coisas com maior nitidez, com uma grande distinção entre formas, cores e tamanhos.
O teste de acuidade visual é o exame mais elementar para se checar a capacidade funcional da visão de uma pessoa. Quanto melhor o resultado, maior a habilidade de enxergar perfeitamente. Conheça mais sobre a acuidade visual no post de hoje!
Um teste de acuidade visual é um exame ocular que verifica o quão bem você vê os detalhes de uma letra ou símbolo, a partir de uma distância específica.
O exame geralmente é feito por um oftalmologista. No teste padrão, é usada a Tabela de Snellen, formada por diversas linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. A pessoa deve conseguir ler a certa distância, o que determinará a acuidade visual.
A tabela é marcada por 2 números. O primeiro indica a distância em pés entre o quadro e o paciente. Já o segundo representa a fileira menor das letras que pode ser lida pelo paciente. Convencionou-se que a distância padrão é de 20 pés, ou seja, 6 metros.
A acuidade visual 20/20 significa que uma pessoa pode ver pequenos detalhes a 6 metros de distância da mesma forma que uma pessoa com visão normal veria a partir de 6 metros.
Se uma pessoa tem uma acuidade visual de 20/40, diz-se que ele vê detalhes a 6 metros de distância, do mesmo modo que uma pessoa com visão normal a veria a 30 metros de distância.
A acuidade visual humana normal ou média é de 20/20. No entanto, existem muitas pessoas que podem ver 20/15 e algumas que podem até obter 20/10 de acuidade visual.
Apesar disso, existem casos onde a visão é menor que 20/20, chamadas de baixa acuidade visual, sendo elas: as ametropias (miopia, hipermetropia ou astigmatismo). Essas estão entre as mais frequentes causas de baixa de visão e podem ser corrigidas com óculos, lentes de contato ou cirurgia; entre outra das causas mais comuns estão a catarata, as doenças da retina, como a degeneração da mácula e do nervo óptico, como o glaucoma.
Quando o médico detecta algum problema maior de visão, outros exames mais complexos devem ser realizados. O Potencial de Acuidade Macular, feito à laser, é um deles e recomendado nos seguintes casos:
Nestes casos, o exame mais preciso à laser pode detectar a origem do problema e o potencial de corrigi-lo.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail