Dor nos olhos: quais as possíveis causas?

22 de novembro de 2018
Dor nos olhos

A dor ocular pode ser um sintoma de várias condições diferentes. Às vezes, esse desconforto é confundido com outros sintomas, como dor de cabeça, dor sinusal, dor de dente ou enxaqueca. Confira no post de hoje quais as principais causas de dor nos olhos.

Dor ocular: o que é

Dependendo da região ocular onde o desconforto se manifesta, a dor nos olhos pode ser identificada em uma de duas categorias: dor ocular, que ocorre na superfície do olho; e a dor orbital, que ocorre dentro do olho.

A dor ocular é a mais comum, mas raramente é um sintoma de uma condição séria. Na maioria das vezes, a dor desaparece sem remédio ou tratamento. Esse tipo de dor ocorre na superfície e pode ser acompanhado de uma sensação de coceira ou queimação.

A dor orbital, ocorre na parte mais profunda do olho, pode ser lancinante ou latejante. Esse tipo de dor nos olhos pode exigir uma investigação mais aprofundada. Quando acompanhada de perda de visão, pode ser um sintoma de um problema mais sério e o ideal é procurar um oftalmologista.

A dor ocular também é frequentemente acompanhada por visão turva, vermelhidão (olhos vermelhos) e sensibilidade à luz. A dor pode ser unilateral ou bilateral.

O que causa dor ocular?

A dor ocular pode ter as seguintes causas:

Corpos estranhos nos olhos

A causa mais comum de dor ocular é originada por corpos estranhos, como um cílio, um fragmento de sujeira ou maquiagem.  Nesse caso, os olhos podem sofrer irritação, vermelhidão e causar a dor.

Conjuntivite

A conjuntiva é o tecido que reveste a frente do olho e a parte inferior da pálpebra. Essa área pode ser infectada e resultar em uma inflamação. Embora a dor seja geralmente leve, a conjuntivite causa coceira, vermelhidão e secreção no olho.

Lentes de contato

As pessoas que usam lentes de contato durante a noite ou não fazem a limpeza e conservação de suas lentes adequadamente, são mais suscetíveis a dores oculares causadas por irritação ou infecção.

Blefarite

A blefarite ocorre quando as glândulas sebáceas na borda da pálpebra ficam infectadas ou inflamadas, causando a dor.

O que causa dor orbital?

A dor orbital pode ser causada pelas seguintes condições:

Glaucoma

Essa condição ocorre quando a pressão intra-ocular, ou a pressão dentro do olho, aumenta. Sintomas adicionais causados pelo glaucoma incluem náusea, dor de cabeça e perda de visão. Um aumento súbito de pressão, chamado de glaucoma de ângulo fechado agudo, é uma emergência e o tratamento imediato é necessário para evitar a perda permanente da visão.

Sinusite

Uma infecção nos seios nasais pode causar pressão na parte posterior dos olhos. Quando isso acontece, pode causar dor em um ou nos dois olhos.

Enxaquecas

A dor ocular é um efeito colateral comum das enxaquecas.

Neurite óptica

Você pode sentir dor nos olhos acompanhada de perda de visão se o nervo que conecta a parte posterior do globo ocular ao cérebro, conhecido como nervo óptico, ficar inflamado. Uma doença auto-imune ou uma infecção viral ou bacteriana pode causar a inflamação.

Quando a dor nos olhos se torna uma emergência?

Se você começar a sentir perda de visão, além da dor nos olhos, isso pode ser um sinal de uma situação de emergência. Outros sintomas que precisam de atenção médica imediata incluem: dor ocular severa, dor ocular causada por trauma ocular ou exposição a uma substância química, dor abdominal e vômito que acompanham a dor ocular, dor tão severa que é impossível tocar o olho, mudanças repentinas e dramáticas na visão.

Como tratar?

Na maioria dos casos, a condição desaparece sem precisar de nenhum tratamento. No entanto, nem sempre é esse o caso, algumas condições que causam dor nos olhos também podem causar problemas mais sérios se não forem tratados. É muito importante consultar seu oftalmologista se você estiver com dor nos olhos, especialmente se a dor estiver associada a outros sintomas visuais.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato