Todos já ouviram falar em celulite. Mas quando se trata de celulite na área dos olhos, não são aqueles furinhos indesejáveis que as mulheres têm nas pernas e bumbum.
Celulite ocular é uma infecção grave da pele e tecidos subjacentes na área dos olhos e que deve ser tratada em caráter de urgência!
A celulite ocular é um processo relativamente comum em crianças. A porta de entrada da bactéria na pele pode ser um hordéolo (terçol), alguma lesão na pele da pálpebra ou mesmo um quadro de sinusite.
As pálpebras começam a ficar inchadas, avermelhadas, dolorosas e com aumento de temperatura. Muitas vezes pode-se confundir o quadro com conjuntivite. Existem dois tipos de celulite ocular:
Celulite pré-septal: a infecção está restrita à pele das pálpebras. Em geral estes casos são tratados com antibiótico via oral e anti-inflamatório.
Celulite orbitária: a infecção se estende aos tecidos mais profundos da órbita. Em caso de suspeita de celulite orbitária, exames de imagem são realizados, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes exames mostram o quão profunda está a infecção. Estes casos exigem internamento para tratamento com antibiótico endovenoso, já que há risco de complicações como meningite e outras afecções do sistema nervoso central.
Em casos de celulite ocular, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais e devem ser feitos por um especialista. Em caso de dúvida, um oftalmopediatra deverá ser consultado.
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail