Terçol: Descubra o que é e como tratar essa doença

10 de outubro de 2016
terçol

Se você alguma vez na sua vida já acordou numa bela manhã com os olhos doloridos e inchados sabe muito bem o que é o terçol. Agora, se você nunca passou por essa experiência, aproveite e leia esse texto para saber um pouco mais sobre essa doença do sistema ocular.

O terçol ou hordéolo é um nódulo vermelho e doloroso na margem da pálpebra. Causado por uma infecção no folículo do cílio, ele pode aparecer tanto na parte interna como na parte externa da pálpebra.

É uma infecção corriqueira que tem o formato de um pequeno caroço e causa coceira, irritação e vermelhidão. Pode acontecer com qualquer pessoa, porém o terçol é mais comum em adolescentes e nas crianças.

Ao contrário da conjuntivite, o terçol não é contagioso, já que um processo inflamatório.

Na maioria dos casos da doença, após um curto período, ele é drenado naturalmente pelo organismo, porém as vezes isso não acontece. Então é necessário que a pessoa que tenha terçol marque uma consulta com o oftalmologista para que se resolva o problema.

Por falar em solução do problema, não há muito segredo quando o assunto é o tratamento do Terçol.

O primeiro passo é procurar um oftalmologista para que ele te indique o melhor tratamento a ser seguido, que pode ser feito com antibióticos, colírio ou até mesmo cirurgia.

Existem algumas recomendações e cuidados que devem ser seguidos quando a pessoa está com terçol. São elas:

  • Mantenha as suas mãos limpas e evite coçar ou passar o dedo próximo a pálpebra que está lesionada;
  • Enquanto estiver com terçol não use lentes de contato;
  • Evite também usar maquiagem durante o período, pois pode piorar a infecção;
  • Aplique compressas mornas na região. De preferência 4 vezes ao dia por períodos de 10 a 15 minutos. Elas ajudam a combater o terçol e aliviam sintomas como a coceira e a vermelhidão.

Por serem semelhantes, é comum as pessoas confundirem o Terçol com o Calázio, outra infecção do sistema ocular, porém elas são diferentes. Para saber mais sobre o Calázio confira nosso post Estou com Calázio, e agora?

 

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato

[recaptcha]