No mês de março, temos o encerramento da estação mais quente do ano (o verão) e o início do outono, com clima mais ameno e abrindo caminho para o inverno.
Como cada estação do ano tem uma peculiaridade, o outono também exige atenção e cuidados específicos para a saúde dos olhos. Nesta época, o ar e o tempo mais secos e a baixa umidade causam o aumento de doenças oculares ligadas ao clima, como as alergias oculares e a síndrome do olho seco – que muda a qualidade da lágrima no globo ocular, deixa-o mais árido e facilita a proliferação de bactérias e fungos.
Isso acontece pois, nessa época, os olhos ficam menos lubrificados e mais expostos à poluição, estando mais sujeitos a alergias e infecções. Caso sinta qualquer incômodo – vermelhidão, visão borrada, lacrimejamento, coceira – procure um especialista.
Com algumas dicas simples, é possível evitar as principais doenças da estação.
E não se esqueça: se sentir algum incômodo, procure um oftalmologista. Nada de se tratar sozinho ou utilizar aquele colírio indicado por um familiar ou amigo.
O uso de medicamentos sem a prescrição de um especialista pode agravar os sintomas e somente um oftalmologista pode indicar o tratamento correto.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail