Celulite nos olhos

13 de dezembro de 2018
celulite nos olhos

Todos já ouviram falar em celulite. Mas quando se trata de celulite na área dos olhos, não são aqueles furinhos indesejáveis que as mulheres têm nas pernas e bumbum.

Celulite ocular é uma infecção grave da pele e tecidos subjacentes na área dos olhos e que deve ser tratada em caráter de urgência!

A celulite ocular é um processo relativamente comum em crianças. A porta de entrada da bactéria na pele pode ser um hordéolo (terçol), alguma lesão na pele da pálpebra ou mesmo um quadro de sinusite.

As pálpebras começam a ficar inchadas, avermelhadas, dolorosas e com aumento de temperatura. Muitas vezes pode-se confundir o quadro com conjuntivite. Existem dois tipos de celulite ocular:

Celulite pré-septal: a infecção está restrita à pele das pálpebras. Em geral estes casos são tratados com antibiótico via oral e anti-inflamatório.

Celulite orbitária: a infecção se estende aos tecidos mais profundos da órbita. Em caso de suspeita de celulite orbitária, exames de imagem são realizados, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Estes exames mostram o quão profunda está a infecção. Estes casos exigem internamento para tratamento com antibiótico endovenoso, já que há risco de complicações como meningite e outras afecções do sistema nervoso central.

Em casos de celulite ocular, o diagnóstico e tratamento precoces são fundamentais e devem ser feitos por um especialista. Em caso de dúvida, um oftalmopediatra deverá ser consultado.

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest