Assim como qualquer outra parte do corpo, a visão também precisa de atenção e cuidados para ficar saudável. Práticas simples e até cotidianas, como uma boa alimentação e higiene, auxiliam nos cuidados e na prevenção de possíveis doenças oculares.
Esta atenção é necessária, pois os olhos estão constantemente expostos a uma série de fatores que podem causar irritações, como poeira, raios UV e corpos estranhos.
Pensando nisso, o Portal da Visão preparou 5 dicas para você cuidar da saúde dos olhos. Confira!
Como o nome diz, exames preventivos são cruciais para ver como está a saúde dos olhos. Eles ajudam na detecção e prevenção de possíveis problemas e devem ser feitos em bebês, crianças e adultos – sem restrições. Nos bebês e nas crianças, os exames ajudam no diagnóstico de doenças como a catarata infantil, erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo), estrabismo, etc. Já nos adultos, doenças como a catarata, o glaucoma e alterações na retina também podem ser prevenidas ou receber tratamento precoce após a realização de exames preventivos.
São inúmeros os benefícios de uma alimentação saudável. O que você talvez não saiba, é que os olhos também ganham muito com uma dieta equilibrada. Troque o excesso de açúcar, sal e frituras por frutas, verduras e legumes frescos; prefira alimentos ricos em vitaminas, minerais, luteína e ômega 3, excelentes antioxidantes que ajudam na prevenção de doenças oculares.
O câncer de pele é uma das doenças que mais cresce no mundo. Isso acontece porque qualquer pessoa que fique exposta muito tempo ao sol, sem o mínimo de proteção, pode sofrer com queimaduras e efeitos crônicos da radiação. Os olhos também podem ser afetados! A longo prazo, o excesso de raios ultravioleta pode danificar o cristalino, a retina e a córnea, já que a incidência direta deles facilita o surgimento de possíveis lesões oculares que, quando não tratadas, podem comprometer a visão. Portanto, use óculos de sol sempre, até mesmo em dias nublados.
Doenças como a Síndrome do Olho Seco são decorrentes de longos períodos em frente às telas luminosas destes aparelhos. Ao utilizar algum deles, automaticamente os olhos piscam menos e diminuem a lubrificação, ficando mais secos. Sendo assim, a cada hora faça pequenas pausas de 5 minutos para descansar a visão. Outra dica é olhar para algo distante e piscar por diversas vezes.
É comum irmos a outros especialistas da área médica, como cardiologistas, urologistas e ginecologistas, para fazer um check up anual. Porém, costumamos ignorar o oftalmologista e só o procuramos quando temos sintomas como visão embaçada, coceira, vermelhidão e lacrimejamento. Errado!
Pessoas que sofrem de presbiopia, hipermetropia, entre outras doenças devem ir ao oftalmologista para checar o grau e o estágio da doença. Já quem não apresenta nenhum problema também deve ir para manter a saúde ocular em dia.
No caso de crianças, mesmo que não haja nenhum sintoma, já recomendamos uma consulta de rotina no primeiro ano de vida.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail