Vivemos na era da informação! Atualmente, somos bombardeados por várias a todo momento – na televisão, no computador, no celular, etc. Esse excesso requer muita cautela, visto que muito do que é divulgado pode ser mentira ou sem embasamento.
Informação é saúde. Quando você tem acesso aos conteúdos certos, aprende a cuidar de forma correta da saúde e – claro – dos seus olhos. Mas muitas das informações disponíveis não passam de crendices ou são falsas e, ao invés de ajudar, atrapalham ou até mesmo prejudicam a saúde ocular. Continue a leitura e descubra alguns mitos e verdades sobre saúde dos olhos.
Dormir pouco prejudica visão?
Verdade! Durante o sono, seus olhos descansam; portanto, dormir pouco não é recomendável, pois facilita o surgimento de vermelhidão e secura nos olhos e inchaço nas pálpebras.
Ler com pouca luz prejudica a visão?
Mito! Estudos já comprovaram que ler com pouca luz ou em um ambiente pouco iluminado não prejudica a saúde dos olhos. Vale lembrar que, até a invenção da eletricidade e da lâmpada, muitas pessoas liam e trabalhavam à luz de velas, lampiões e tochas. Um ambiente pouco iluminado não é remondado, pois dificulta a leitura, mas não prejudica a visão.
Óculos escuros protegem os olhos?
Verdade! Assim como você deve usar protetor solar nos dias nublados para proteger a pele, você também deve usar óculos escuros. Eles são uma peça importante na proteção contra os raios solares que podem acelerar o desenvolvimento de doenças oculares. No entanto, atenção na hora de comprar óculos. Procure modelos que tenham selos ou etiquetas que comprovem 100% de proteção aos raios UV e escolha um que combine com o formato do seu rosto – mas, principalmente, que tenha lentes grandes o suficiente para proteger os olhos e as pálpebras.
Colírios podem ser usados sem receita ou por indicação de um amigo ou familiar?
Mito! Colírios são medicamentos, até mesmo os que têm a função de lubrificar os olhos. O uso sem prescrição médica pode provocar sérios danos aos seus olhos. Somado a isso, é preciso cuidado na hora de se usar o colírio. Lave bem as mãos antes de utilizá-lo e não encoste a ponta do frasco no olho.
Bons hábitos alimentares influenciam na saúde dos olhos?
Verdade! Alimentar-se bem é um dos segredos do bem-estar e vida saudável. E existem sim alguns alimentos que são essenciais para os seus olhos. Linhaça, ovos, cenoura, frutas vermelhas e folhas verdes cuidam e auxiliam na prevenção a doenças como a catarata e a síndrome do olho seco.
Só deve ir ao oftalmologista quem apresenta problema na visão?
Mito! Prevenir ainda é o melhor e mais barato tratamento de todos. Portanto, vá ao seu oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Consultas de rotina propiciam o melhor acompanhamento da saúde ocular e previnem possíveis complicações graves na visão.
Diabetes pode provocar cegueira?
Verdade! Altas taxas de glicemia comprometem os seus olhos e podem causar doenças como o glaucoma e o descolamento de retina. Para os diabéticos, além do acompanhamento com o oftalmologista, é recomendável que ele faça anualmente um exame chamado mapeamento de retina.
Coçar os olhos não causa danos e promove o alívio?
Mito! Primeiramente, deve-se levar em conta que, por mais que você higienize suas mãos corretamente, sempre haverão bactérias e micro-organismos que podem contaminar os olhos e facilitar o surgimento de doenças como a conjuntivite. Além disso, coçá-los pode causar irritação e deformidade na córnea, predispondo a doenças como o ceratocone.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail