Durante o inverno, um ótimo programa para os dias de frio é se agasalhar bem ou ficar embaixo das cobertas lendo um bom livro, principalmente sob a luz suave de um abajur. Porém, para os adoradores deste programa, um mito ainda gera dúvidas, afinal quem nunca ouviu da mãe ou de algum amigo a clássica frase “Acende a luz, ler nessa escuridão vai fazer mal para sua visão”.
Essa é só uma crença popular, não precisa se preocupar; estudos já comprovaram que ler com pouca luz, ou em um ambiente pouco iluminado, não prejudica a saúde dos olhos. Vale lembrar que, até a invenção da eletricidade e da lâmpada, muitas pessoas liam e trabalhavam à luz de velas, lampiões e tochas. E nem por isso tiveram danos irreversíveis na visão.
Segundo os especialistas, a falta de um ambiente mais iluminado no máximo dificulta a leitura. Acontece que com pouca luminosidade, nossas pupilas dilatam-se mais para aumentar a entrada de luz, reduzindo a profundidade de foco.
Como reflexo da baixa iluminação, o que pode acontecer aos leitores é sentir uma leve dor de cabeça, desconforto e também cansaço visual. Porém, é importante ficar atento às pessoas com mais idade. A partir dos 40 anos, estes sintomas podem ser decorrentes da presbiopia. Doença ocular popularmente conhecida como “vista cansada”, a presbiopia ocorre pelo enfraquecimento da musculatura do cristalino e provoca dificuldades para enxergar de perto.
Uma boa opção para quem gosta de ler por muitas horas são os leitores eletrônicos – os famosos e-readers. Aparelhos como o Kindle e o Lev são feitos com uma tecnologia chamada tinta eletrônica, que não cansa a visão.
Alguns modelos destes aparelhos possuem luz própria, dispensando a necessidade de uma fonte externa – como o abajur. Mas, fique atento! O uso destes aparelhos e a leitura em tablets e celulares devem ser feitos de forma correta, visto que a luminosidade deles diminui a quantidade de piscadas e pode levar à Síndrome do Olho Seco.
Então, se você ama ler com pouca luz, mais baixa e aconchegante, não se preocupe. Este delicioso momento não vai te causar problema na visão, independente da luz ser forte ou fraca, mas se a leitura começar a incomodar os seus olhos, procure um oftalmologista para receber o tratamento correto e aproveitar todos os benefícios de se ler um bom livro!
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail