As lentes de contato e o Verão

7 de janeiro de 2019
lentes de contato e o verão

As temperaturas altas e os dias de sol são sinais que o verão chegou oficialmente. Mas enquanto você está curtindo o calor, é importante lembrar que o cuidado com os olhos não deve tirar férias.

Passar mais tempo ao ar livre durante os meses mais quentes pode ser difícil para quem usa lentes de contato. O aumento da exposição ao sol, vento e areia são geralmente os culpados por deixarem os olhos vermelhos, irritados e cansados ​​ao final do dia.

No post de hoje, separamos algumas ótimas dicas para ajudar você que utiliza lentes de contato a aproveitar os longos dias de verão sem prejudicar a visão.

Use óculos escuros

Os raios UV podem ser tão prejudiciais aos seus olhos quanto à sua pele. Por isso, além do protetor solar, certifique-se de ter um bom par de óculos de sol também.

Muitas lentes de contato também têm a capacidade de bloquear os raios UV, mas não são tão eficazes quanto os óculos de sol. Para melhor proteção da sua visão, vale a pena combinar óculos de sol e lentes de proteção UV, garantindo que você bloqueie o máximo possível de raios prejudiciais.

Além disso, uma razão não tão óbvia para os usuários de lentes de contato utilizarem também óculos de sol, é que eles fornecem proteção contra o vento. As lentes de contato precisam de lubrificação para funcionar adequadamente, assim, os óculos escuros fornecem uma barreira contra os dias de vento que podem secar significativamente os olhos e as lentes de contato.

Mantenha seus olhos hidratados

Dias quentes e ensolarados, ar condicionado e ventilador podem deixar seus olhos secos e irritados ao longo do tempo. Para evitar que isso aconteça, os colírios lubrificantes são grandes aliados para manter seus olhos hidratados, tornando-os naturalmente úmidos e permitindo que você use suas lentes por mais tempo.

Tenha cuidado com piscinas e mar

Nadar é uma maneira incrível de se refrescar em um dia de verão, mas, em geral, os oftalmologistas não recomendam o uso de lentes de contato ao mergulhar em qualquer tipo de água, seja piscina clorada, lago ou oceano. No entanto, realisticamente, a maioria das pessoas acaba utilizando-as mesmo assim.

Se você pretende usar lentes enquanto está nadando, a melhor recomendação é usar lentes de contato descartáveis. Além de evitar que as lentes estraguem, isso também evita que microorganismos prejudiciais à visão entrem em contato com seus olhos e causem graves infecções.

Dê uma pausa aos seus olhos!

Usar lentes de contato além do tempo determinado pelo oftalmologista faz mal, podendo causar dor, vista embaçada, além de infecções e úlceras de córnea, alterações graves que podem até levar à cegueira.

Se você possui um par de óculos como uma alternativa às suas lentes de contato, é ideal utilizá-los de vez em quando, permitindo que seus olhos descansem. Cuide de sua visão preventivamente, antes de sair para as férias, agende uma visita ao oftalmologista para verificar se suas lentes de contato estão adequadas; não esqueça seus óculos escuros e aproveite a estação mais animada do ano!

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato