Exposição à luz solar reduz chance de miopia em crianças

6 de setembro de 2018
miopia em crianças

Um estudo randomizado realizado recentemente em Taiwan avaliou o efeito de atividades outdoor (realizadas ao ar livre) sobre o risco de miopia em crianças com idade escolar.

Foram incluídas neste estudo 693 crianças de 16 escolas daquele país. Metade delas eram encorajadas a passar 11 horas semanais em atividades ao ar livre, enquanto a outra metade deveria seguir com as atividades normais.

O resultado é muito interessante! A luz solar teve um efeito muito positivo sobre o processo de miopização. O risco de progressão da miopia foi 54% menor nas crianças que praticaram mais atividades ao ar livre!

Este estudo vem para reforçar as orientações que oftalmopediatras repetem todos os dias em seus consultórios. Estamos vivendo um momento de epidemia de miopia.

Claro que o fator genético é muito importante, mas fatores ambientais têm um papel de destaque no surgimento do erro rafracional. A Organização Mundial da Saúde (OMS) fala em um prevalência mundial de 52% de míopes até o ano de 2050. Diante disso, sabemos que, quando o assunto é miopia, jogar bola e brincar no parquinho é muito mais saudável do que ficar brincando com tablets, celulares e outros aparelhos eletrônicos.

 

Dra Dayane Issaho é oftalmologista pela Universidade Federal do Paraná. Fez especialização em Oftalmopediatria e Estrabismo na Universidade Federal de São Paulo e na University of Texas Southwestern em Dallas, EUA. Possui Doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo. É preceptora do setor de estrabismo da Residência médica do Hospital de Olhos do Paraná. Possui ampla experiência no atendimento oftalmológico infantil e no tratamento clínico e cirúrgico do estrabismo.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato