5 mitos sobre o astigmatismo

24 de abril de 2017
mitos sobre o astigmatismo

O astigmatismo é um problema na visão que distorce e borra as imagens, independente da distância do objeto observado; isso se deve à diferença entre a curvatura da porção vertical e horizontal da córnea. Ao contrário de outras doenças oculares que ocorrem em certas fases da vida, o astigmatismo pode afetar tanto as crianças como os adultos. Por gerar muitas dúvidas, acabam-se criando alguns mitos – que vamos mostrar e destrinchar neste post. Vamos lá!

Mito 1 – Astigmatismo sempre dá dor de cabeça

Essa afirmação é mentira, pois nem sempre quem tem astigmatismo têm dores de cabeça. É verdade que em determinados portadores da doença isto acontece, principalmente em atividades visuais, como leitura prolongada. No geral, a dor não é e ocorre quando há dificuldade em focar um objeto, gerando um desconforto leve e passageiro.

Mito 2 – Quem tem astigmatismo não pode ser doador de córnea

É claro que pode! Lembre-se: o astigmatismo é decorrente de um problema na curvatura da córnea, o que não impede a doação.

Mito 3 – Astigmatismo causa Fotofobia

É comum associarem o astigmatismo ao incômodo com a luz, como se este sintoma fosse exclusivo. Acontece que a sensibilidade à luz está presente em vários outros problemas oculares e não é exclusivo do astigmatismo. A fotofobia, inclusive, não está entre as queixas da maioria dos portadores de astigmatismo.

Mito 4 – Astigmatismo só pode ser corrigido com óculos ou lente de contato

Isto não é verdade. Atualmente, a doença pode ser corrigida com o implante de lentes intraoculares e com cirurgia refrativa a laser.

Mito 5 – Não há contraindicação para a cirurgia refrativa a laser

Apesar de ser uma ótima opção para o tratamento do astigmatismo, existem contraindicações para a cirurgia refrativa a laser. É recomendável que pacientes que apresentam outras importantes doenças oculares, como glaucoma e ceratocone, não façam a cirurgia. Porém, cada caso é um caso; antes de tomar qualquer decisão, é importante consultar um oftalmologista.

Gostou do texto? Esperamos que esses mitos tenham sido destruídos. Lembre-se: se tiver algum incômodo ou desconforto visual, procure um oftalmologista! Somente um especialista pode determinar a causa do problema e ajudar a cuidar da sua visão.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato