Saiba mais sobre o Ceratocone – Entrevista com o Dr. Peter Ferenczy

26 de julho de 2016
saiba_mais_sobre_ceratocone

O Ceratocone é uma doença do sistema ocular que afeta a córnea, o meio transparente mais externo dos nossos olhos. Essa doença causa uma deformidade na córnea que altera tanto o seu formato como a sua espessura.

A córnea quando em estado natural lembra uma bola de futebol. Afetada pelo Ceratocone, passa a ter um formato mais bicudo e oval, similar a uma bola de futebol americano. Com a córnea deformada o paciente passa a enxergar as imagens embaçadas, distorcidas ou duplicadas.

Ainda não se sabe ao certo a origem do Ceratocone. Estudos na medicina oftalmológica apontam que a doença esta ligada a fatores genéticos. E por este motivo, a maioria dos casos da doença ocorre durante a puberdade em pré adolescente e adolescentes. Sendo raros os casos em pessoas com mais de 30 anos.

Por ser uma doença progressiva enquanto não tratada, o Ceratocone continua a alterar o formato da córnea. Por este motivo ao surgimento de qualquer alteração na sua visão procure um oftalmologista. Ele irá fornecer o tratamento correto de acordo com o estágio em que se encontra a doença. Por falar nos estágios, é importante saber que para cada um há um tipo de tratamento.

No estágio inicial, a doença é corrigida com o uso de óculos e lentes de contato. Se o paciente optar pelas lentes de contato o modelo utilizado são as lentes rígidas, que proporcionam conforto e resolvem o problema.

Caso a doença esteja em um estado mais avançado aplica-se o crosslinking de colágeno. Um tratamento eficaz que estabiliza o Ceratocone e evita a progressão da doença. Esse processo é o tema de recente pesquisa publicada pelo Doutor Peter Ferenczy nos Anais Brasileiros de Oftalmologia, juntamente com outros especialistas da área. Para acessar a pesquisa clique aqui.

Já no estágio avançado da doença, a córnea encontra-se tão frágil e fina que o  humor aquoso, um líquido que fica atrás da córnea, rompe – a e invade, provocando uma hidropsia corneana. Nesse caso somente um transplante de córnea para corrigir o problema.

Vale destacar que por ser uma doença bilateral na maioria dos casos a doença atinge os dois olhos.

Para mais informações sobre a doença, ouça a entrevista concedida pelo Doutor Peter para a rádio Difusora sobre o assunto.


Fonte: Hospital de Olhos do Paraná. Disponível em: http://hospitaldeolhosdoparana.com.br/noticia/533/ceratocone-o-que-e-e-quais-os-principais-tratamentos-dr-peter-ferenczy-explica#.V4vscPkrKUk

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato