Visão fit

30 de junho de 2016
visao_fit

O conceito fitness nos remete a ideia de cuidado com nossa saúde e enfatiza os detalhes que podem fazer a diferença na nossa saúde a longo prazo. Acontece que não é só o seu corpo que merece ser fit mas, também os seus olhos, afinal, precisamos deles 100% do tempo em que estamos acordados e segundo Leonardo da Vinci, são a janela da alma.

A visão é o sentido que você mais vai usar durante o seu dia. Assistir televisão, trabalhar no computador e atravessar a rua serão somente algumas das atividades em que seus olhos vão estar presente.

Infelizmente, temos por costume procurar um oftalmologista apenas quando nossos olhos e corpo apresentam sintomas como: dor de cabeça, irritação, imagens borradas ou vermelhidão.

A prevenção e o cuidado com a saúde dos nossos olhos evita o surgimento de doenças do sistema ocular, como por exemplo, o glaucoma e a catarata. É por isso que deve-se criar o hábito de pelo menos uma vez ao ano ir ao oftalmologista para realizar os exames e verificar a saúde dos seus olhos.

Mas a grande pergunta é: Existem cuidados que eu possa fazer sem precisar de um oftalmologista?

E a resposta é sim, existem.

Evite expor os seus olhos por muito tempo as telas luminosas de televisores, computadores, tablets e smartphones. Esses objetos chamam a nossa atenção e diminuem a nossa capacidade de piscar.

Piscar é crucial para a saúde. Esse simples ato é o responsável pela lubrificação dos seus olhos. Portanto, pisque.

Evite coçar os seus olhos, você pode facilmente arranhar e danificar alguma parte. Não use colírios e óculos que não foram receitados por um especialista. Eles podem atrapalhar a sua visão que esta boa e causar algum incômodo no futuro.

Por último alimente-se bem. Uma alimentação saudável não traz somente benefícios ao seu corpo e ajuda no emagrecimento. Em um post anterior comentamos sobre alguns alimentos que fornecem nutrientes necessários ao bom funcionamento do sistema visual. Conheça esses alimentos.

 ,  ,  ,   
Dr. Peter Ferenczy

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

CRM-PR 25.014 / RQE 17417

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest