Uma dúvida muito frequente de muitos pais é qual a idade ideal para a primeira
consulta oftalmológica da criança.
Pode surpreender, mas mesmo a criança ainda não informando as letras ou desenhos, conseguimos avaliar com precisão a necessidade de óculos ou a presença de outras alterações oculares mais graves.
Grande parte do desenvolvimento visual ocorre nos primeiros 2 anos de vida, quando o bebê aprende a fixar, desenvolve a visão em profundidade (3D) e aprende a trabalhar os olhos de forma conjugada.
A primeira avaliação dos olhos ocorre ainda na maternidade, quando o pediatra faz o
teste do olhinho, também conhecido como teste do reflexo vermelho. Vale lembrar que este é um exame importante, mas serve somente para triagem de alterações oculares graves (
catarata congênita, tumores oculares, etc) e não para detectar erro refrativo (necessidade de óculos) ou avaliar o fundo do olho.
Por isso, toda criança deve passar por uma primeira consulta oftalmológica já no primeiro ano de vida. Idealmente essa consulta deve ocorrer nos primeiros 6 meses, para que se possa avaliar mais profundamente o desenvolvimento da visão e detectar precocemente qualquer alteração que possa afetá-lo.
O exame oftalmológico é diferente em crianças e adultos, não somente por uma questão de colaboração e entendimento, mas também pela anatomia e maturidade do sistema visual.
Na consulta da criança sempre dilatamos as pupilas. Somente assim conseguimos avaliar com precisão e segurança a anatomia e o desenvolvimento visual. E em criança com alterações oftalmológicas, quanto antes iniciado o tratamento melhor para o desenvolvimento da visão!
E você? Já levou seu bebê para a primeira consulta com um oftalmopediatra?