Nesse verão você já deve ter lido ou visto vários textos falando sobre a importância de proteger a pele e usar filtro solar. Mas sabia que os olhos também precisam de proteção? E que o acessório ideal para protegê-los dos raios solares é um adorado por todo mundo?
Apesar de tudo, infelizmente nem todos usam óculos escuros!
Bonitos e estilosos, os óculos de sol têm como principal função proteger os olhos das ações dos raios ultravioletas (UV) A e B.
Porém, nem todos os modelos disponíveis no mercado atendem às especificações exigidas para a segurança de todos. Por este motivo, é importante ter cuidado na hora de escolher óculos de sol.
Ter bons óculos escuros é fundamental para prevenir futuros problemas na visão, pois a exposição à luz solar pode acelerar o desenvolvimento de doenças oculares como a degeneração macular, o pterígio e a catarata.
Os óculos escuros não servem somente para proteger os olhos da luminosidade; eles têm como função principal proteger a visão da radiação solar. O excesso de raios ultravioletas pode danificar o cristalino, a retina e a córnea, já que a incidência direta deles facilita o surgimento de possíveis lesões oculares que, quando não tratadas, podem levar ao comprometimento da visão.
Ao comprar óculos escuros, algumas características precisam ser levadas em consideração. Para nenhuma dúvida ficar no ar, o Portal da Visão dá sete dicas para o momento da compra:
E não se esqueça de consultar o seu oftalmologista. Ele é o profissional certo para tirar dúvidas e dar outros conselhos de como proteger os olhos do sol.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail