8 cuidados que você precisa ter com os seus óculos

8 de agosto de 2016
cuidados_precisa_ter_com_seus_oculos

Já publicamos aqui no blog um texto sobre os cuidados necessários com as lentes de contato. Agora é hora de focarmos nos óculos.

Um acessório de estilo e personalidade, afinal, o que seria de Clark Kent, Dalai Lama, Harry Potter ou Woody Allen sem os seus acessórios característicos. Mas, antes de tudo, precisamos lembrar que sua principal função não é estética. Afinal, os óculos melhoram a nossa visão e protegem os nossos olhos dos raios solares e da poluição.

É verdade que um óculos não dura para a vida toda e que  algum dia você terá que trocar as lentes ou a armação. Porém, para te ajudar a conservar ao máximo, seguem algumas dicas e cuidados que você precisa ter.

1. Evite lugares quentes:

Quando os seus óculos não estiverem no seu rosto, nunca o deixe em lugares quentes ou que sofram muito a exposição do sol, como porta-luvas do carro ou aquela mesinha da sua casa que toma sol a tarde toda. O sol e o calor podem causar a descoloração e a deformação da armação. Além disso, o excesso de raios solares pode desgastar o revestimento que protege as lentes.

2. Tenha cuidado ao pegar os óculos:

Siga uma regra simples e básica: sempre pegue os óculos com as duas mãos. Não importa se você está tirando ou colocando no seu rosto. Ao pegar somente com uma mão, você pode forçar um dos lados e desalinhar a armação. Outro problema de pegar só com uma mão é que você pode se distrair e derrubar. Aí as chances de quebrar, trincar ou danificar são grandes.

3. Guarde os seus óculos num lugar seguro:

Os óculos não são vendidos com um estojo sem motivo. É ele que protege e evita arranhões tanto nas lentes como na armação. Outra vantagem do estojo é que ele possibilita manter os óculos limpos. Caso não seja possível guardar no estojo, deixe seus óculos em um ambiente seguro e de preferência com as lentes voltadas para cima. Evite guardar os seus óculos em bolsas, mochilas, sacolas ou deixar em lugares como a gola da camisa ou bolso. Nesses locais eles podem facilmente cair e quebrar ou outros objetos, como por exemplo, chaves ou canetas, podem facilmente riscar a lente e entortar a armação.

4. Limpe seus óculos da forma correta:

Esqueça produtos que prometam milagres. Aqui vale o simples. Use água e um sabão neutro para fazer a limpeza das lentes, esfregando-as com cuidado. Para a secagem, use pano seco limpo ou um lenço de papel. Sem segredos, a limpeza é fácil e simples. Não use produtos como acetona ou detergentes, os reagentes químicos desse tipo de produto podem danificar a lente.

5. Não durma de óculos:

Parece óbvio, mas não é. Você está tranquilo lendo na sua cama, antes de dormir e, de repente, acorda com o livro caído no seu colo e nem sabe onde estão os seus óculos. Dormir com os óculos pode entortar a armação e, em caso de queda, poderá quebrar as suas lentes. Portanto, antes de deitar, tire os seus óculos.

6. Faça ajustes quando necessário:

Com o passar do tempo ou por algum imprevisto, será necessário realizar algum reparo nos seus óculos, seja na lente ou na armação. Quando chegar essa hora, procure um especialista, nada de consertos caseiros ou pedir a ajuda de um amigo. Consertar por conta própria poderá estragar de vez seus óculos e aí você terá que fazer um novo. Em resumo, você vai gastar mais dinheiro do que gastaria se tivesse mandado arrumar.

7. Tenha cuidado se pratica esportes:

Fazer esportes é saudável e totalmente benéfico à nossa saúde. Agora, se você usa óculos, deve tomar alguns cuidados. O suor que escorre da sua testa pode corroer a armação dos seus óculos. Então, ao fazer esportes, se puder, use lentes de contato. Outro perigo de se praticar esportes com os óculos é que, caso você leve uma bolada, caso esteja jogando futebol, ou tropece e caia, além de estragar os óculos você pode danificar a sua visão.

8. Consulta anual ao seu oftalmologista:

A durabilidade dos seus óculos pode variar muito. Em alguns casos pode ser de meses e em outros pode chegar a anos. Fatores determinantes para esse efeito são a própria idade do paciente e a saúde dos seus olhos. Por isso, é fundamental consultar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, fazer uma avaliação de como estão os óculos e a própria visão.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest