Em um post anterior explicamos o que são e quais as diferenças entre as Conjuntivites mais comuns. Hoje, vamos explicar o que pode acontecer após uma conjuntivite grave ou mal tratada. De modo geral, a maior parte das Conjuntivites, sejam virais, bacterianas ou alérgicas não deixam sequelas graves – com exceção da causada pelo herpes ou por uso inadequado de lentes de contato, claro!
Já que a Conjuntivite viral é a mais comum, vamos falar sobre as nubéculas.
Os vírus mais comuns relacionados a Conjuntivite tem a capacidade de infiltrar a córnea – parte transparente dos olhos em frente a íris – de forma a criar depósitos imunológicos na sua superfície em forma de nuvens, esbranquiçadas e opacas : as nubéculas.
Se ocorrerem no centro da córnea, acometendo o eixo visual, causam comprometimento importante da visão. Portanto, se vc teve piora importante da visão após uma conjuntivite, provavelmente apresenta nubéculas.
Sim! Casos mais leves respondem bem ao uso de anti inflamatórios e corticoesteróides e geralmente o tratamento é longo. Deve se ter cuidado em monitorar alteração da pressão intra ocular ou aparecimento de catarata precoce. Casos mais sérios respondem a colírios imunomoduladores e, se necessário, tratamento topo guiado a Laser pode ser útil para a eliminação das opacidades que lembrem, são superficiais.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail