Lentes de Contato

13 de junho de 2016
lentes_de_contato

Com o passar do tempo, seu corpo dá sinais de enfraquecimento. A pele não é mais tão rígida quanto antes, o fôlego diminui e algumas dores aparecem com mais frequência. É comum, também, começar a usar óculos para colaborar com a visão.

Porém, é verdade que nem todo mundo gosta de usar óculos, ainda mais, se tiver que usá-los todos os dias. E, pensando nos que se sentem desconfortáveis ou não conseguem se adaptar de forma alguma ao novo acessório, uma excelente opção são as lentes de contato.

São muitas as opções de lentes disponíveis atualmente. Há lentes de uso e troca mensal, anual e diária, que são as mais recomendadas para os esportistas, por exemplo. Para saber qual a melhor opção para você, procure o seu oftalmologista.

As lentes de contato são feitas em dois formatos: gelatinosas e rígidas.

As lentes gelatinosas de boa qualidade são feitas de materiais que possuem tecnologia de retenção de água e permeabilidade ao oxigênio. A retenção de água é uma propriedade que permite conforto ao usuário de lentes gelatinosas. A permeabilidade ao oxigênio é uma característica importantíssima à saúde ocular de quem usa lentes. Nossa córnea é avascular (não possui vasos sanguíneos) e o oxigênio dissolvido na lágrima tem importante papel na saúde corneana.

As lentes rígidas, quando indicadas corretamente pelo seu oftalmologista e bem adaptadas, são muito confortáveis. São a melhor opção para casos de graus elevados de astigmatismo, córneas irregulares e ceratocone, pois fornecem excelente qualidade de visão por conseguirem regularizar a superfície da córnea.

Vale destacar que uma lente mal adaptada ou apertada não permite que a lágrima passe entre a lente e a superfície corneana. Por isso, o médico oftalmologista é o profissional habilitado a decidir qual o melhor tipo de material, curvatura e grau da lente a ser adaptada em consultório.

Agora que você já conhece uma pouco mais sobre lentes de contato, que tal aprender sobre os cuidados que precisa ter com elas? Esse será nosso próximo assunto.

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

Share on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn0

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato