Nem todo mundo gosta de usar óculos, e é justamente por este motivo que muitas pessoas optam por usar as lentes de contato. Confortáveis e seguras, elas tornam a rotina mais cômoda e fácil para quem as usa. Porém, é preciso tomar alguns cuidados. Caso contrário, elas podem provocar alterações graves, como úlcera de córnea e conjuntivite alérgica.
Confira agora 4 medidas que você pode e deve seguir e 3 medidas que devem ser evitadas quando se usa lentes de contato.
Siga as instruções de higienização recomendadas pelo fabricante e pelo oftalmologista. Use a solução de limpeza indicada, não utilize água corrente ou soro fisiológico para lavar as lentes e guarde-as em local apropriado.
Assim como as lentes, o estojo também precisa ser higienizado. Isso permite a prevenção a possíveis micro-organismos. Utilize água, sabão e uma escovinha para a limpeza e fique atento à secagem – não utilize toalha ou papel para isso. Uma vez por mês, você pode colocar o estojo em água fervente. Outra dica é trocar o estojo a cada 6 meses.
Quem usa lentes de contato sempre precisa cuidar da higiene das mãos. Lavá-las sempre antes de manipular as lentes, manter as unhas limpas e bem aparadas são cruciais para afastar infecções graves como a causada por Acanthamoeba, um micro-organismo que muito conhecido por provocar infecção nos usuários de lentes.
Pode parecer meio bobo essa dica, mas é importante ficar alerta! Quando for colocar ou retirar as lentes, sempre comece pelo mesmo olho. Quando se alterna este processo, você pode se confundir e inverter as lentes, usando-as de forma incorreta.
Sabemos que às vezes pode dar aquela preguiça de tirar as lentes para dormir. Afinal, é tão mais prático já acordar com elas, não é mesmo? Resista à preguiça! Quando os olhos fecham, a córnea fica menos oxigenada e diminui a lubrificação. Esses fatores podem causar desde uma leve ardência e irritação até alterações mais graves, como ceratite.
Lentes de contato são de uso pessoal e intransferível. Não podem ser divididas em hipótese alguma!! Isso facilita a transmissão de doenças oculares.
Lentes de contato só devem ser usadas quando prescritas por um oftalmologista. Cada pessoa possui características oculares específicas (curvatura da córnea, grau de secura ocular, etc.) que exigem lentes específicas! Sendo assim, não compre lentes em sites ou lugares não confiáveis. É o oftalmologista que vai verificar se a lente está bem adaptada ao seu olho e tratar o problema.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail