Olhos vermelhos, secreção, coceira e lacrimejamento – você começa a se preocupar e muitas dúvidas surgem …
Basicamente existem 3 tipos de conjuntivite:
Até que você tenha uma avaliação especializada, lubrificantes sem conservantes ajudam a higienizar as secreções e eliminar os micróbios que ficam perpetuando o processo de inflamação.
Compressas frias parecem coisa simples, mas é a medida que mais alivia a sensação de calor e inchaço dos olhos! Devem ser feitas com soro fisiológico gelado em gaze ou com máscara/ bolsa gel térmica, nunca água boricada ou chás!!
O uso de colírio antibiótico deve ser cuidadosamente avaliado pelo oftalmologista, levando em conta alergia a medicamentos, efeitos colaterais da droga e mecanismo de resistência aos antibióticos.
Corticoides são bem conhecidos pelos potentes efeitos anti-inflamatórios – porém, se usados de forma incorreta tem desfechos catastróficos. O uso indiscriminado de corticoides pode elevar a pressão do olho e causar catarata.
Ao primeiro sinal de irritação ocular e lacrimejamento, procure um oftalmologista! Nem todo olho vermelho é conjuntivite e somente um especialista poderá te orientar quanto ao diagnóstico e melhor forma de tratar!
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail