Responda essa pergunta: quantas vezes você já teve uma noite mal dormida? Uma? Duas? Ou várias? É difícil quem não tenha uma resposta para este questionamento, pois a maioria das pessoas já passou por dificuldades para cair no sono. Mas você sabia que dormir pouco por várias noites pode prejudicar a saúde dos olhos?
Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono são sentidos por 4 em cada 10 pessoas do mundo inteiro. Ou seja, noites de insônia podem facilitar o surgimento de alterações e problemas na visão, além (claro) do cansaço, desânimo, lentidão de raciocínio e dificuldade para se concentrar, que são outros efeitos já conhecidos deste problema cada vez mais recorrente nas pessoas.
Quem dorme diariamente menos de 6 horas diárias – o mínimo recomendado pela OMS – aumenta o risco de alterações vasculares na retina, o que pode provocar comprometimento definitivo da visão.
Outro fator mostrado pelas pesquisas é que várias noites mal dormidas podem facilitar o surgimento de doenças oculares, como a conjuntivite e o olho seco. Isso acontece porque os distúrbios do sono diminuem a capacidade imunológica do organismo, enfraquecendo a capacidade de combater infecções. Além disso, com o cansaço as pessoas têm a tendência de piscar menos, comprometendo a lubrificação ocular.
São resultados da insônia sintomas comuns a outras doenças oculares, como:
Agora que você já sabe que ter uma boa noite de sono faz bem para o corpo e ajuda a cuidar da saúde dos olhos, confira algumas dicas que vão te ajudar a dormir bem.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail