Com a chegada do mês de dezembro e a proximidade do final do ano começa a temporada de festas. É a época do natal, do réveillon, da festa de final de ano da empresa… Além, claro, de possíveis festas de aniversário e casamento, todas com comida e bebida à vontade. Nessas horas é importante saber o próprio limite, não apenas para controlar o peso mas também para cuidar do corpo e da saúde dos olhos.
No meio disso tudo, eis que surge um dos principais vilões para o nosso organismo quando consumido em grandes quantidades: o sal. Não é segredo para ninguém que o abuso dele faz mal à saúde, mas você sabia que a visão também pode ser prejudicada?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), é recomendável que cada cidadão consuma 5 gramas de sal por dia. Porém, a média brasileira é de 12 gramas – mais que o dobro recomendado pela entidade.
Este excesso de sal no organismo pode causar doenças como a hipertensão arterial, que prejudica os vasos sanguíneos da retina, causando o bloqueio deles por gordura ou coágulo (oclusão vascular). A catarata, que torna o cristalino opaco e pode levar à cegueira, também é um dos possíveis resultados do abuso de sal.
Por serem doenças silenciosas, que não apresentam os sintomas comuns de doenças oculares (irritação, vermelhidão e lacrimejamento), é muito importante ir pelo menos uma vez por ano ao oftalmologista. Durante a consulta, será realizado o exame de fundo de olho; com a ajuda do oftalmoscópio, torna-se possível ver e avaliar como está o nervo ótico, a retina e seus vasos.
Para prevenir-se dos males que o consumo excessivo de sal pode fazer aos olhos é importante mudar alguns hábitos alimentares, como:
Evitar colocar o saleiro sobre a mesa para ser utilizado a todo momento;
Trocar o sal por outros temperos naturais;
Evitar conservas, embutidos e produtos industrializados que tenham glutamato de sódio na fórmula;
Aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas.
Vale lembrar que, além da comida nas festas de final de ano, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado, pois prejudica a saúde ocular. E lembre-se de consumir alimentos que façam bem aos olhos. Confira em nosso post: 5 alimentos que fazem bem para a saúde ocular.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail