Você sabia que em nossa lágrima existem minerais e proteínas? Com o tempo elas aderem e se depositam nas porosidades das lentes de contato. Por isto é muito importante fazer a limpeza. Para limpar suas lentes descartáveis, siga esta rotina rápida, fácil e eficaz ao final de cada dia, elas te ajudarão a manter o uso saudável das lentes em seus olhos! Confira:
Antes de tocar em seus olhos, lentes de contato ou o estojo das lentes, sempre lave as mãos.
Complete cada câmara do estojo das lentes de contato com solução desinfetante nova para lentes de contato.
Comece com o mesmo olho toda vez que coloca ou retira as suas lentes de contato. Desta forma você não vai se confundir e misturá-las.
Limpe suas lentes imediatamente após retirá-las.
Coloque a lente na palma de sua mão, limpa e seca.
Coloque mais algumas gotas da solução desinfetante para as lentes de contato prescritas.
Com um dedo, esfregue delicadamente a parte da frente e a parte de trás das lentes na sua palma para limpar as superfícies (anterior e posterior) das lentes. A fricção das lentes com os dedos ajuda a remover os resíduos
Enxágue bem com mais algumas gotas da solução.
Coloque as lentes no estojo limpo.
Repita esta sequência para a outra lente.
Feche o estojo e deixe-as de molho durante a noite.
Provavelmente você sabe como é importante manter suas lentes de contato limpas, mas é fácil esquecer de fazer a limpeza do estojo, onde elas são armazenadas. Este objeto precisa estar tão limpo quanto as suas lentes. Uma dica bacana é uma vez por mês colocar o estojo em água fervente para evitar que acumule micro-organismos, como fungos e bactérias!
Toda vez que você colocar suas lentes de contato, siga esses passos simples para manter o estojo limpo:
Jogue fora a solução antiga;
Enxágue com uma solução nova para as lentes de contato;
Deixe secar em contato com ar, de cabeça para baixo em um tecido limpo;
Substitua o estojo de suas lentes de contato;
Nunca use água de torneira para lavar suas lentes de contato ou o estojo das lentes.
Existem diversas composições químicas de soluções. Cada lente tem uma específica, dependendo do material com o qual é confeccionada; portanto, leia o manual de instruções da solução para lentes de contato para outras informações, sobre o tempo que deve mergulhar suas lentes de contato ou com que frequência você deve mudar a solução se você não as usa todos os dias.
Se você tiver mais dúvidas, entre em contato com seu oftalmologista. Ele terá o maior prazer em ajudar!
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail