Você usa óculos para corrigir grau de miopia, astigmatismo ou hipermetropia e vai passar por uma cirurgia refrativa?
Sabemos que quem vai se submeter a qualquer procedimento pode estar cercado de várias dúvidas e inseguranças. E as principais preocupações estão relacionadas a sua recuperação. O procedimento dói? Já vou sair enxergando nitidamente? Em quanto tempo poderei retornar ao trabalho?
É um procedimento capaz de corrigir os erros refrativos dos olhos (miopia, astigmatismo e hipermetropia), através da aplicação personalizada de laser na córnea. Seguro, é realizado com anestesia local e o procedimento dura poucos minutos.
O PRK é a técnica mais segura para pacientes que tenham córneas mais finas ou irregulares. Nessa técnica, a recuperação é um pouco mais lenta e o retorno à suas atividades demora cerca de uma semana.
Na técnica Lasik há a confecção de um flap que funciona como um curativo natural. A recuperação é mais rápida, mas é contraindicada para esportistas de impacto (luta ou esportes com bola).
A escolha da técnica a ser empregada deve ser decidida com o seu cirurgião e leva em conta sua profissão, hobbies, esportes que pratica, possíveis problemas de saúde associados, bem como o grau a ser tratado, a análise dos índices e resultados dos exames oftalmológicos.
Em geral, o pós-operatório não é debilitante e o paciente pode voltar às suas atividades normais após 1 semana, exceto esforço físico mais intenso (luta, musculação ou natação) que demanda mais dias de afastamento.
É comum leve embaçamento de 3 a 5 dias após o procedimento que varia de acordo com o grau tratado e técnica utilizada. Pode haver flutuação da visão por alguns meses após a cirurgia, principalmente após a técnica de PRK. Isso se deve ao remodelamento da córnea causado pelo laser.
– Usar os colírios conforme orientação do seu oftalmologista
– Evitar uso de maquiagem, principalmente lápis e delineador na linha d’água dos cílios nos primeiros 30 dias
– Use analgésico caso tenha dor
– Use lenços de papel, nunca de tecido
– Não esfregar os olhos após a cirurgia
– Evitar piscina, mar ou sauna úmida por 3 semanas
– Óculos escuros melhoram a sensibilidade a luz e servem como proteção contra traumas nos primeiros dias
Em caso de:
Entre em contato com o seu oftalmologista!
Quer saber mais? Há muitas informações relevantes em nosso ebook sobre cirurgia refrativa, dedicadas principalmente aos meus pacientes.
Suas sugestões e comentários são bem-vindos! Mande-nos um e-mail em contato@peterferenczy.com.br ou entre em contato através de nosso Whatsapp (41) 99984-4522.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail