Se para você dirigir à noite é um pouco difícil, ou os seus olhos demoram para se adaptar quando você está saindo de um ambiente escuro para um ambiente claro, como a saída de um cinema, fique atento! Você pode estar com nictalopia, também conhecida como cegueira noturna.
A nictalopia é uma deficiência na visão que causa dificuldade para enxergar. Essa dificuldade geralmente ocorre em ambientes escuros ou pouco iluminados e durante a noite.
Em nossos olhos temos células retinianas chamadas cones, responsáveis pela visão de cores, e bastonetes, que são células utilizadas pela retina para processar a luz no nossos olhos e são responsáveis pela visão preto/cinza/branco. Quando os bastonetes sofrem algum tipo de alteração, a pessoa pode ter uma perda parcial da visão em lugares que estejam mais escuros.
Essa alteração nos bastonetes pode ser provocada por doenças congênitas ou pela falta de vitamina A no organismo. Como já vimos, uma alimentação saudável é um elemento importante para a saúde dos seus olhos. No caso da vitamina A, ela é um poderoso antioxidante que auxilia na prevenção a doenças como a catarata e o glaucoma.
Além da falta de vitamina A, a cegueira noturna pode ser causada também por:
Dentre os sintomas da nictalopia estão:
Não há um tratamento específico para a cura da cegueira noturna. Na maioria dos casos, o oftalmologista indica práticas para que você cuide melhor da saúde dos seus olhos, como por exemplo, ingerir alimentos ricos em vitamina A, como a cenoura, leite, ovo, laranja, mamão manga e abóbora, bem como consumir menos açúcar .
A cegueira noturna não é uma enfermidade grave, porém, quando não acompanhada, pode levar ao desenvolvimento de outras doenças mais perigosas para os seus olhos. Por isso, caso você perceba os sintomas, procure um oftalmologista. Somente ele poderá confirmar a nictalopia e indicar o tratamento correto, que pode ser a reposição de vitamina A por meio de uma alimentação equilibrada e o uso de suplementos alimentares ou o tratamento da doença que pode estar causando a cegueira noturna.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail