Você está prestes a passar por uma cirurgia refrativa para corrigir miopia, hipermetropia ou astigmatismo e pode estar se perguntando quando poderá enxergar bem após o procedimento. É importante lembrar que a cirurgia refrativa é um procedimento seguro e eficaz, mas a recuperação é gradual e pode levar algum tempo até que a sua visão esteja completamente restaurada.
Nos primeiros dias após a cirurgia, é normal sentir a visão embaçada ou desconfortos, como sensação de corpo estranho, fotofobia e sensação de areia nos olhos. Esses sintomas são temporários e fazem parte do processo de regeneração e cicatrização da córnea. É importante que você siga as orientações do seu oftalmologista e evite atividades que possam colocar pressão ou esforço nos seus olhos.
A visão embaçada não está relacionada ao grau que foi tratado, mas sim ao próprio processo de recuperação da córnea após a cirurgia. A recuperação da visão é gradual e pode variar de pessoa para pessoa, mas, em geral, a visão já pode ser boa o suficiente para dirigir no dia seguinte. No entanto, é importante lembrar que a recuperação completa pode levar algumas semanas para ser alcançada.
Após aproximadamente duas a três semanas, a visão deve estar praticamente normal. No entanto, os resultados definitivos da cirurgia podem levar alguns meses para serem sentidos. Durante os primeiros meses após a cirurgia, é possível que você precise usar colírios ou outros medicamentos para ajudar na recuperação, melhorar a lubrificação e evitar infecções.
Se você está considerando a cirurgia refrativa, é importante agendar uma consulta com um oftalmologista especializado para saber qual é a melhor opção para você. Além disso, é importante seguir todas as orientações do seu médico antes e após o procedimento para garantir uma recuperação tranquila e segura.
A cirurgia refrativa é uma ótima opção para corrigir problemas de visão e dar adeus aos óculos ou lentes de contato.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail