É comum receber, aqui no consultório, pais apreensivos com a consulta oftalmológica do seu pequeno, principalmente quando se trata da primeira. De uma maneira geral, eles já sabem que alguns processos fundamentais da consulta podem gerar um desconforto maior para a criança, como é o caso da dilatação das pupilas, que é obrigatória no exame de rotina.
Mas vou dividir com vocês uma coisa que sempre digo para os papais e mamães que trazem os seus filhos aqui: Brincar de consulta com o seu filho pode deixar essa experiência mais confortável quando ela acontecer de verdade. Isso mesmo! Uma das formas que você pode fazer para amenizar esse momento de apreensão é ir treinando alguns dias antes da consulta com brincadeiras em casa. Sabemos que as crianças gostam de previsibilidade e quando elas sabem o que vai acontecer sempre colaboram mais.
O fato de você ir treinando e brincando em casa vai fazer com que os passos da consulta fiquem mais previsíveis e, quando chegar a hora de verdade, vai facilitar esse momento. Brinque com seu filho de adivinhar as figurinhas, de tampar um olho e tampar o outro para ele dizer o que ele está enxergando lá longe. Você pode até, em alguns casos, fingir que está pingando gotinhas nos olhos da boneca, dos super-heróis ou até mesmo em você (se tiver um colírio lubrificante em casa). Pingue em você na frente do seu filho pra que ele se familiarize com esse processo.
Pode parecer besteira, mas quando a criança já chega preparada, sabendo exatamente o que vai acontecer, faz uma diferença enorme na hora da consulta. Eles se sentem mais confiantes, menos amedrontados. Como já sabem o passo a passo, acabam se sentindo mais confortáveis e isso vale até para as crianças bem pequenas.
É importante sentar e explicar de uma forma lúdica, assim, esse momento vai se tornar muito mais leve e divertido, tanto para o seu filho quanto para quem irá acompanhá-lo no consultório.
Quando foi a última vez que você levou o seu pequeno em uma consulta oftalmológica? É importante reforçar que o cuidado com a saúde dos olhos deve começar desde o primeiro ano de vida.
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail