Nem todo mundo gosta de usar óculos, e é justamente por este motivo que muitas pessoas optam por usar as lentes de contato. Confortáveis e seguras, elas tornam a rotina mais cômoda e fácil para quem as usa, além de, claro, melhorarem a estética!
Apesar dos vários benefícios, as lentes de contato não deixam de ser corpos estranhos em nossos olhos, e por isso é preciso tomar alguns cuidados. Caso contrário, elas podem trazer consequências graves, como úlcera de córnea.
Rígida ou gelatinosa, de uso prolongado ou de descarte diário, cada lente de contato tem cuidados específicos que devem ser tomados diariamente. No entanto, na correria do dia a dia, por descuido ou falta de informação, muitos usuários de lentes acabam cometendo alguns erros graves. Por isso hoje trazemos aqui 5 erros graves que devem ser evitados nos cuidados com as lentes de contato
As lentes de contato nunca devem ser guardadas ou higienizadas em água. Pode ocorrer contaminação por microrganismos como ameba ou protozoário e levar a uma infeção grave da córnea. Em casos emergenciais, pode-se usar soro fisiológico em ampola, de uso único. O ideal mesmo é sempre utilizar as soluções específicas de limpeza das lentes.
Além disso, é fundamental sempre lavar as mãos antes de manipular as lentes e seguir à risca as recomendações do fabricante. Para os menos cuidadosos, o melhor mesmo é usar lentes de descarte diário, com validade de apenas um dia, assim há menos chances de acúmulo de sujeira.
Você pode até higienizar corretamente as suas lentes, mas ainda pode correr riscos sérios de infecção se não trocar o estojo regularmente. Nós recomendamos que o substitua a cada três meses pelo menos.
Quem usa óculos e já conhece seu grau, muitas vezes resolve arriscar e comprar lentes de contato com o mesmo grau dos óculos. Acontece que a escolha deve ser feita sempre com acompanhamento médico. Você não deve simplesmente comprar na ótica ou pela internet. Lentes de contato devem ser adaptadas de acordo com a curvatura e as características de cada córnea. Se elas estiverem apertadas ou frouxas demais podem trazer consequências sérias! No consultório, o oftalmologista solicita exames que auxiliam na escolha da lente mais adequada para cada paciente!
As lentes começam a degenerar assim que você as coloca nos olhos. Cada lente tem uma vida útil, por isso não adianta querer economizar: jogue as lentes fora no prazo indicado, mesmo que ainda não estejam incomodando. Quando as lentes começarem a incomodar, é porque já passaram todas as barreiras. Se a lente é usada além do prazo, pode acumular resíduos que impedem a passagem do oxigênio, podendo levar a edema, infecção, ou até mesmo úlcera de córnea.
A coisa mais grave que algumas pessoas podem fazer é compartilhar as lentes de contato! Muitos fazem isso com lentes coloridas. Alguns maquiadores em salões oferecem lentes coloridas como parte da maquiagem. Melhor sempre desconfiar e nunca usar lentes que não foram compradas por você, com a devida orientação do oftalmologista. A transmissão de microorganismos pode causar problemas gravíssimos, que vão desde alergias a sérias infecções oculares.
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail