Você está prestes a ou acabou de se tornar mãe? Parabéns!!! E muita calma nessa hora! É normal que esse seja um momento de muitas dúvidas e receios, por isso hoje vamos falar sobre alguns aspectos específicos da saúde visual que surgem nos primeiros meses de vida de seu bebê!
O estrabismo (desvio dos olhos) é muito comum em bebês nos primeiros meses de vida, e isso ocorre devido à imaturidade da movimentação ocular, sendo normal em bebês até os 4 meses de vida. Após os 6 meses, não é mais esperado que o bebê desvie os olhinhos.
Seja qual for o motivo, a criança deve ser levada ao oftalmopediatra assim que o desvio for percebido de forma mais constante. Estrabismos verdadeiros após os 6 meses de vida devem ser acompanhados e tratados precocemente para garantir o desenvolvimento visual adequado do bebê!
A maior parte do desenvolvimento visual da criança ocorre nos primeiros 2 anos de vida, quando aprende a fixar, desenvolve a visão em profundidade (3D) e aprende a trabalhar os olhos de forma conjugada. Até os 7-8 anos de idade, a parte visual cerebral está amadurecendo, por isso é tão importante que qualquer alteração ocular seja tratada ainda nessa fase!
Quando o bebê nasce, sua visão é turva, embaçada, mas ele consegue distinguir luz, formas e movimentos. Por isso, nas primeiras semanas de vida, o rosto da mãe (que amamenta várias vezes por dia de forma bem próxima) é a coisa mais interessante para eles! Nessa fase, eles só enxergam a uma distância de cerca de 30cm e não distinguem bem as cores. É somente a partir dos 4 a 6 meses de vida que a mácula, a parte da retina responsável pela visão central e em cores, está madura e o bebê passa a ter uma visão parecida à dos adultos.
Você sabia que os bebês não produzem lágrima como nós nas primeiras semanas de vida?
Em geral, o bebê começa com a produção normal de lágrima próximo aos 2 meses de idade. Até então, o que ajuda a proteger os olhos da criança é o fato de passar a maior parte do tempo dormindo, com os olhinhos fechados.
Portanto, se seu recém-nascido tem o chorinho seco, não se assuste! A partir de 60 dias de vida, a lágrima passa a ser produzida normalmente e tem importantes funções de nutrição, lubrificação e proteção ocular!
É muito comum recém-nascidos com quadro de secreção nos olhinhos. Em geral, isso pode ocorrer em 2 situações principais:
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail