Grande parte do desenvolvimento visual da criança ocorre nos primeiros 2 anos de vida, quando eles aprendem a fixar, desenvolvem a visão em profundidade (3D) e aprendem a trabalhar os olhinhos de forma sincronizada.
A primeira avaliação da visão ocorre ainda na maternidade, quando o pediatra faz o teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho. Ainda assim, toda criança deve passar por uma consulta oftalmológica já no primeiro ano de vida. Idealmente essa consulta deve ocorrer nos primeiros 6 meses, para que se possa avaliar o desenvolvimento da visão e detectar precocemente qualquer alteração que possa afetá-lo.
O exame oftalmológico é diferente em crianças e adultos, e isso ocorre não somente por uma questão de colaboração e entendimento, mas também pela anatomia e maturidade do sistema visual dos pequenos.
Crianças costumam ter rotina e, principalmente para os menorzinhos, sair dessa rotina pode deixá-los bastante estressados e agitados. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como preparar seu filho para que a consulta com o oftalmopediatra seja a mais tranquila e amigável possívell!
A criança já chega preparada, sabendo que vai ter que informar os desenhos, ver as luzinhas, pingar as gotinhas nos olhos, etc.
E por que tudo isso faz a diferença?
Se ela estiver alimentada, descansada e consciente do que vai acontecer, as chances de se realizar um exame tranquilo são maiores.
Existem alguns desenhos e histórias infantis que podem ajudar a preparar seu pequeno para a consulta com o oftalmopediatra:
-Peppa Pig em “O exame de vista”
– Caillou em “O exame oftalmológico”
– Turma da Mônica em “Mônica de óculos”
– Barbie Oftalmologista: é um brinquedo bem representativo, na qual a Barbie é oftalmologista e ela tem todos os aparatos do consultório. Vem até com uma criança como paciente!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail