7 dicas para a boa saúde dos seus olhos

14 de julho de 2016
7_dicas_para_boa_saude_dos_olhos

Eu tenho certeza que você já leu sobre as mais diversas informações para aprender a cuidar da sua saúde. E os seus olhos? Eles também precisam de cuidados. Você sabia que há hábitos, alimentos e cuidados que previnem diversas doenças oculares?

Veja agora algumas mudanças que você pode promover na sua rotina e aprenda a cuidar melhor da sua visão.

1. Pisque sempre:

Em média nós piscamos de 15 a 20 vezes por minuto. Porém, quando estamos concentrados, em frente às telas luminosas de televisores, computadores e celulares automaticamente diminuímos a quantidade de piscadas. Piscar é bom, pois evita a entrada de microrganismos e lubrifica os nosso olhos, evitando o ressecamento da córnea.

2. Evite coçar e ficar passando a mão nos seus olhos:

Pense rápido e me diga. Quantas coisas sua mão já pegou hoje? Além de você não lembrar, pode ter certeza que todos esses objetos estavam sujos. Levar as suas mãos aos seus olhos é a forma mais comum de infecção e a principal porta de entrada para vírus e bactérias.

Evite também coçar os olhos. Você pode machucar partes do seu olho, como por exemplo, a córnea.

3. Não use colírio sem prescrição médica:

Esse é um erro muito comum entre as pessoas que usam colírios por indicação de um parente ou um amigo. Não faça isso. Colírios são medicamentos e não devem ser usados sem a indicação de um oftalmologista. Mesmo os colírios para diminuir a vermelhidão dos olhos, que são vendidos sem a necessidade de uma receita médica nas farmácias. O uso incorreto pode causar alterações crônicas e levar ao desenvolvimento de doenças como o glaucoma.

4. Fique atenta ao usar maquiagem:

Evite que cremes, lápis, sombras e rímel entrem em contato direto com os seus olhos. Eles podem provocar irritação, vermelhidão e sensação de ardência. Nunca durma usando rímel, isso pode causar terçol, que é uma inflamação nos olhos provocada por bactérias. Também não use cosméticos que já passaram do prazo de validade. Se perceber algum incômodo causado pelo uso desses produtos, pare de usar imediatamente. Se persistir o desconforto, procure um oftalmologista.

5. Use óculos escuros:

Use óculos escuros na maioria das vezes em que estiver exposto ao sol, não importa se é inverno ou verão. Somente  eles possuem proteção ultravioleta (UV). Os raios ultravioletas são prejudiciais à retina e a exposição contínua ao sol pode levar a um envelhecimento precoce da retina. A incidência de raios ultravioletas também facilitam o desenvolvimento precoce de catarata.

6. Coma o que faz bem:

Uma alimentação saudável é benéfica para o corpo, e isso vale também para os olhos. Invista nos peixes e linhaça dourada, que são uma excelente fonte de ômega 3, um ácido graxo que ajuda na lubrificação dos seus olhos. Coma laranja e outra frutas cítricas que contém vitamina C e ajudam a combater a degeneração macular.

7. Vá ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano:

Somente um profissional capacitado pode garantir os mínimos cuidados que a sua visão precisa. É o seu oftalmologista que irá dizer como está a saúde dos seus olhos, fazer os exames adequados e te orientar com relação aos tratamentos e cuidados que você precisa ter para uma boa visão.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest