Chamamos de estrabismo quando os olhos não estão alinhados e não se movimentam de forma sincronizada. Os olhos podem estar desviados para dentro (estrabismo convergente), para fora (estrabismo divergente) ou um para cima e outro para baixo (estrabismo vertical).
Estrabismo tem tratamento e o tipo de abordagem vai depender da causa e dos sintomas de cada paciente. O desvio dos olhos pode ser tratado em qualquer idade, mesmo nos adultos!
Conheça aqui as principais formas de tratamento para o estrabismo:
Mas, e o tampão? Não serve para tratar estrabismo também? NÃO! Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a oclusão ocular serve para estimular a visão que muitas vezes pode estar preguiçosa por conta do estrabismo. O tampão não é capaz de eliminar o desvio, mas estimula a parte cerebral da visão, evitando ou tratando a ambliopia.
Ficou alguma dúvida? Procure um oftalmologista especialista em estrabismo. Somente este profissional poderá avaliar qual a melhor opção de tratamento para seu tipo de desvio!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail