5 cuidados que você deve ter com os olhos no verão

21 de dezembro de 2017
olhos no verão

Nesta época do ano, é comum as pessoas se preocuparem com a forma física, com a saúde da pele e até dos cabelos. Mas tem uma parte importante do corpo que não pode ser esquecida: os olhos.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, alergias e irritações oculares aumentam muito no verão. As causas são várias: cloro das piscinas, reações alérgicas a alguns produtos (como cremes protetores) e excesso de exposição ao sol. Para você aproveitar sem problemas o verão, preparamos algumas dicas para cuidar da saúde dos seus olhos.

Use óculos escuros

Óculos escuros são essenciais para cuidar dos olhos, principalmente no verão. Eles nos protegem da ação direta dos raios de sol, evitando queimaduras ou lesões oculares. Mas atenção na hora de comprar: escolha uma loja confiável e certifique-se de que os óculos têm de fato um filtro de proteção. Evite camelôs ou vendedores de praia, pois lentes falsas ou sem proteção prejudicam ainda mais seus olhos.

Cuidado ao aplicar filtros solares

Com o sol forte de dezembro, não dá para ir à praia sem passar um protetor solar. O calor pode fazer com que ele escorra e acabe caindo nos olhos, causando alergias e irritações. O recomendado é aplicar na área superior do rosto e na pálpebra inferior, evitando a pálpebra superior.

Utilize chapéus e bonés

Além dos óculos escuros, bonés e chapéus também ajudam a proteger dos raios solares ao aumentarem a área de sombra sobre os olhos. Se for para à praia ou piscina, não se esqueça de levar um dos dois com você.

Cuidado com a água da piscina e do mar

Tanto o mar quanto a piscina contêm várias substâncias que podem entrar no olho e causar irritações e alergias. Na praia, areia e sal representam riscos para a visão; já na piscina, o cloro faz as vezes de vilão, pois causa dor e vermelhidão. Para evitar problemas, lave os olhos após sair da água ou pingue colírio lubrificante e evite coçar a região. Se quiser, pode optar por usar óculos de natação.

Não fique com o rosto transpirando

Os dias quentes e úmidos do verão nos fazem transpirar mais do que o normal. Geralmente isso não significa problema, mas podem ocorrer irritações caso o suor escorra para os olhos. Por isso, se você suar demais limpe bem o rosto. Vale também usar uma faixinha ou toalha na testa para evitar que o suor caia na região dos olhos.

Com essas cinco orientações, você consegue aproveitar seu verão com mais qualidade e evitar problemas desnecessários. Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog para saber mais sobre a saúde de seus olhos.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest