Uma das mais belas das estações, a primavera com suas cores e flores encanta a maioria das pessoas, mas as particularidades desta época do ano demandam um cuidado redobrado com a saúde dos olhos.
Isso acontece por conta da liberação do pólen das plantas e árvores. O aumento dessa substância no ar propicia a casos de alergias oculares. Além do pólen, o excesso de poluentes no ar e o clima mais seco também contribuem para a sensação de irritação nos olhos e o surgimento de outro problema bastante comum a Síndrome do Olho Seco.
Os principais sintomas destas doenças são:
Com alguns simples cuidados, você pode evitar possíveis prejuízos a sua visão. Confira as nossas dicas:
Lavar o rosto ajuda a eliminar partículas que possam entrar em contato com os olhos ao longo do dia e provocar alguma sensação de desconforto. Se possível limpe a região dos cílios com água e um xampu neutro e hipoalergênico. Esse cuidado diminui as chances de algum corpo estranho entrar no seu olho e atrapalhar o seu dia.
Mesmo nos dias nublados, não se esqueça de usar óculos escuros com a proteção UV adequada. Os óculos protegem em relação ao contato com o pólen e outras partículas e também auxiliam na prevenção a doenças oculares como a catarata que podem surgir devido ao excesso de exposição à radiação solar.
Evite usar vassoura na hora de fazer a limpeza do seu espaço. Opte por um pano úmido que remove melhor a sujeira e o pó. Outra dica é manter o ambiente arejado e se o clima estiver muito quente e seco, espalhe pelos cômodos recipientes com água para umidificar o ar local.
Sem perceber você acaba coçando os olhos várias vezes por dia e se a sua mão estiver suja você pode complicar a saúde dos seus olhos. Por isso, mantenha suas mãos sempre limpas e, se possível, aplique álcool gel com frequência.
Agora que você sabe como cuidar melhor dos seus olhos, aproveite a primavera, e se apresentar algum sintoma ou sentir algum desconforto ocular, procure seu oftalmologista!
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail