Como estimular a visão de um bebê?

12 de março de 2018
visão de um bebê

Assim como aprender a andar e falar, os bebês também precisam aprender a ver. Há muitas maneiras de ajudá-los a descobrir suas habilidades visuais, como certos tipos de brinquedos e atividades que estimulam o interesse e o desenvolvimento visual, de acordo com cada fase do crescimento. Veja abaixo nossas dicas.

Os primeiros seis meses

O mundo de um recém-nascido está cheio de formas embaçadas, luz e sombras. Ele só pode se concentrar em objetos que estão a menos de vinte centímetros de seu rosto –  é o suficiente para que consiga ver o rosto de quem o segura no colo. Por isso, quando pegar o bebê, deixe ele bem perto de você.
À medida que a visão do bebê se torna mais clara, existem algumas coisas que você pode fazer para estimular as habilidades da visão, são elas:
Mova objetos à sua frente: isso os ajudará a aprender a seguir objetos/pessoas/animais com os olhos.

Utilize cores: após os dois meses, os bebês passam a diferenciar cores e focar sua atenção nas cores primárias, como vermelho, amarelo azul. Uma sugestão para estimular a visão e a diferenciação das cores é utilizar brinquedos com cores contrastantes e diferentes formas.

Esconda objetos e utilize móbiles: após os quatro meses, bebês já conseguem localizar e perceber a distância entre eles e o objeto de seu interesse, ou seja, a percepção de profundidade já está se desenvolvendo. Por isso, são capazes de interagir com brincadeiras de esconder e acompanhar o movimento das coisas.

6 a 12 meses

A partir dos seis meses, os bebês começam a desenvolver a coordenação visomotora, que é a capacidade em usar as mãos e os olhos conjuntamente, de forma coordenada. Normalmente nessa fase, a cor dos olhos do bebê estará quase próxima da cor final que seus olhos terão para o resto da vida, embora ainda possa haver mudanças sutis na cor da íris.

Primeiras comidinhas e introdução alimentar: as cores, formatos e texturas dos alimentos irão auxiliar no desenvolvimento da coordenação visomotora.

1 a 3 anos

Este é um período de desenvolvimento importante para os bebês. A partir de um ano de idade, eles já têm consciência de seu corpo em geral e estão aprendendo a coordenar sua visão com seus movimentos corporais, agarrando e jogando objetos, rastejando e reconhecendo o ambiente onde estão.

Coloque objetos no chão: encoraje o bebê a rastejar para buscar objetos no chão, principalmente objetos que ele possa montar e desmontar, estimulando assim as habilidades motoras. Uma vez que seus músculos ainda estão em desenvolvimento, ele pode parecer desajeitado em seus movimentos, mas sua visão em si já está desenvolvida.

Estimule o lado artístico: a partir dos 18 meses, bebês gostam de rabiscar e pouco a pouco seus desenhos vão evoluindo. Fornecer a uma criança materiais de desenho apropriados para a idade irá promover seu desenvolvimento cognitivo,  desenvolvimento do senso artístico, afirmação da personalidade, melhorias da coordenação motora fina além de incentivar a expressão de emoções.

Hora da história: conte histórias utilizando livros coloridos e ilustrados. Essa atividade irá despertar a curiosidade e estimular a imaginação.

Fique atento!

Mesmo se você estiver fazendo tudo o que puder para incentivar seu filho a desenvolver as habilidades visuais adequadas, a melhor maneira de proteger os olhos do bebê é através de exames oftalmológicos regulares.

Problemas de visão podem atrasar o desenvolvimento de um bebê, por isso é importante levá-lo ao oftalmopediatra pelo menos uma vez ao ano, para ser feito o acompanhamento do desenvolvimento da visão. Detectar problemas oculares o mais cedo possível ajuda os pequenos a crescerem bem e de forma saudável.

O Portal da Visão Curitiba é um espaço de compartilhamento de notícias e informações sobre a oftalmologia, oftalmopediatria e assuntos de interesse para a área.

Hospital de Olhos do Paraná
Rua Coronel Dulcídio, 199 - 1º andar
Batel, Curitiba, Paraná
CEP 80.420-170

INSCREVA-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER.

Powered by TNBstudio

Entre en contato