Tracoma é uma infecção ocular que ocorre normalmente em ambos os olhos e afeta a conjuntiva e a córnea. É causada pela bactéria Chlamydia trachomatis, que também é responsável pela conjuntivite e algumas doenças sexualmente transmissíveis.
Contagiosa no estágio inicial, ela pode acontecer pelo contato direto entre pessoas, ou pelo indireto com mão ou objetos contaminados, como lençóis, toalhas e produtos de maquiagem.
O tracoma é uma doença ocular muito comum nos países subdesenvolvidos ou em regiões precárias, onde a falta ou o baixo índice de saneamento básico facilitam a propagação da bactéria. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima -se que 41 milhões de pessoas em todo o planeta, sendo a maioria crianças e mulheres, sofram desta doença.
É preciso ficar atento pois, em muitos casos, a doença pode não apresentar sintomas mas sim pequenas lesões, que provocam um atrito entre a pálpebra e a córnea, prejudicando a visão. Porém, como a maioria dos problemas oculares, os principais sintomas do tracoma são:
Ardor;
Irritação;
Lacrimejamento;
Inchaço;
Coceira;
Sensação de corpo estranho nos olhos;
Secreção purulenta.
Primeiramente, procure um oftalmologista! Após a confirmação o diagnóstico de tracoma, o tratamento é realizado com antibióticos, via oral ou uso local (colírios e pomadas).
Quando não tratado, o tracoma provoca cicatrizes na conjuntiva e a deforma. Além disso, pode provocar alterações como entrópio (margem da pálpebra voltada para dentro do olho), triquíase (inversão dos cílios que passam a tocar o globo ocular), obstrução de via lacrimal e opacificação da córnea (catarata), levando à perda progressiva da visão e cegueira.
Além do tratamento médico, é importante que o portador da doença e os não portadores façam uso de algumas recomendações médicas para prevenção. São elas:
Não compartilhe objetos de uso pessoal, como toalhas e lenços;
Lave sempre as mãos com bastante água e sabão;
Evite coçar os olhos;
Cuide da higiene pessoal e mantenha limpa a casa e o local de trabalho.
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail