Visão subnormal: O que é, sintomas e quais as suas causas?

22 de dezembro de 2016
visão-subnormal

Pessoas que apresentam certos tipos de problemas visuais como astigmatismo, estrabismo, hipermetropia, miopia e presbiopia podem recorrer aos mais variados tratamentos – como uso de lentes de contato, óculos, implantes e cirurgias. Porém, há pessoas que possuem visão subnormal; nesse caso, os tratamentos convencionais não ajudam, obrigando o uso de auxílios ópticos. Mas o que é essa doença? E quais as suas causas?

O que é visão subnormal?

Visão subnormal ou baixa visão, como também é conhecida, é o comprometimento da capacidade visual, que não pode ser corrigido com óculos ou cirurgia. Ou seja, a pessoa tem dificuldade para realizar as tarefas mais simples do dia a dia, mesmo após correção visual.

Segundo a legislação brasileira, deficientes visuais são aqueles que apresentam acuidade visual igual ou menor que 20/200 no melhor olho, após a melhor correção, ou campo visual inferior a 20º (tabela de Snellen), ou ocorrência simultânea de ambas as situações.

Na maioria dos casos, o paciente tem somente 20% ou menos da chamada visão normal (AV 20/20). Embora a maioria dos pacientes afetados seja os idosos, qualquer pessoa em qualquer idade pode sofrer com baixa visão – como veremos nas causas da doença.

Sintomas da baixa visão

Basicamente, os sintomas sentidos pelo portador de baixa visão muitas vezes são alterações no campo visual. O paciente pode começar a enxergar como se estivesse olhando por dentro de um tubo, ou seja, a visão periférica sofre redução ou perda.

Outro sintoma é o surgimento de uma mancha escura bem no centro da imagem visualizada – consequência da perda ou da diminuição da visão central.

Dificuldades para executar tarefas simples como a leitura de um livro, jornal e revista, ou a dificuldade para perceber os detalhes de uma roupa ou um objeto também são sintomas.

Ao perceber qualquer um desses sinais, procure um oftalmologista para receber o diagnóstico correto e começar o tratamento o mais rápido possível.

Causas da visão subnormal

Geralmente, a visão subnormal é adquirida a partir de outras doenças como malformações, cicatrizes na retina, diabetes, degeneração da mácula ou glaucoma. Traumas oculares também podem causar a baixa visão.

Outros fatores de transmissão são as doenças congênitas (presentes no nascimento da criança), como a catarata congênita, glaucoma congênito e a toxoplasmose.

Visão subnormal não é cegueira!

Por último – mas não menos importante – deve-se destacar que a baixa visão não deve ser confundida com a cegueira total. Afinal, o portador tem a sua visão útil e é capaz de realizar diversas tarefas com a ajuda de auxílios ópticos, aparelhos desenvolvidos especialmente para ampliar o campo de visão. Com eles, é possível melhorar a qualidade de vida, permitindo maior independência e a execução das tarefas cotidianas normalmente.

Nos próximos posts, vamos ver quais são os aparelhos mais comuns e suas finalidades, além de mostrar como é feito o tratamento da visão subnormal.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest