Uso excessivo de colírio traz riscos à saúde ocular

13 de maio de 2016
uso-colírio-riscos-saude

Eu aposto que você já sentiu algum desconforto ocular, como uma irritação, coceira ou vermelhidão nos olhos devido à mudança no clima ou algum outro problema. E, para muitas pessoas, usar um colírio, indicado por um familiar ou um amigo para aliviar esses sintomas, foi a primeira reação.Mas você sabia que o uso de colírio sem prescrição médica pode afetar a sua visão?

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o quinto maior consumidor de remédios. Essa alta posição se deve, em parte, ao uso elevado de colírios que, ao contrário do que pode parecer, não são inofensivos, mas, sim, medicamentos.

Esse uso significativo de colírio pela população brasileira acontece, pois muitos deles podem ser comprados sem receita médica. O uso inadequado de colírios pode levar ao desenvolvimento de doenças do sistema ocular, como por exemplo, o glaucoma e a catarata.

Outro dado importante é que existem vários tipos de colírio. Sendo os mais comuns: anestésicos, antialérgicos, lubrificantes, vasoconstritores e anti-inflamatórios, com e sem corticóides.

Dentre os mais vendidos nas farmácias brasileiras, os colírios vasoconstrictores são usados para eliminarem a vermelhidão nos olhos. Agem rapidamente, já que atuam fazendo constrição dos vasos sanguíneos do globo ocular. Porém, o uso em excesso desse colírio pode acabar com a elasticidade dos vasos, deixando os olhos permanentemente vermelhos. Já colírios que em sua fórmula contém corticóides, quando usados em demasia, podem provocar alterações e danos na estrutura do olho, aumentando a pressão ocular ou causando catarata, o que pode levar a cegueira.

Outro cuidado que se deve ter ao usar colírio é o de lavar bem as mãos antes da aplicação. É nas mãos que estão as bactérias que podem contaminar os seus olhos e causar uma infecção. É importante também evitar encostar o frasco do colírio no olho ao pingar.

Agora que você já sabe que não deve usar qualquer colírio indicado pelos seus amigos e parentes ao sinal de qualquer mudança ou incômodo, busque um especialista. E lembre-se de, pelo menos uma vez ao ano, ir ao oftalmologista. Muito problemas relacionados à sua visão podem ser evitados com visitas regulares e a realização de exames de rotina.

Assim como cuidamos do corpo e da mente com exercícios e uma boa alimentação é necessário que cuidemos dos nossos olhos também.

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest