Usar óculos regularmente evita que o grau aumente?

7 de julho de 2016
oculos_regularmente

Na criança menor de 8 anos, o uso regular dos óculos é importante para se garantir um desenvolvimento adequado da visão, evitando a ambliopia. Em adolescentes e adultos, o uso de correção óptica (óculos e lentes de contato) é importante não só para garantir uma visão nítida, mas também um maior conforto nas atividades visuais.

Uma dúvida muito frequente entre aqueles que usam óculos é se o fato de usarem as lentes regularmente faz com que o grau estabilize. O uso de óculos geralmente não interfere na evolução do grau e, infelizmente, não ajuda a estabilizar ou reduzir.

E ainda, o uso de óculos não vicia, como muitos acreditam. O que acontece é que quem começa a usar óculos ou lentes de contato apresenta uma melhora na qualidade visual e, em virtude disso, prefere ficar com as lentes corretivas a maior parte do tempo. É muito mais confortável poder enxergar cada detalhe com nitidez!

Mas o que faz o grau piorar ou melhorar? No caso da hipermetropia, a tendência natural é que o grau diminua com o tempo, em um processo chamado de emetropização, que ocorre durante a infância.

No caso da miopia, a tendência é de aumentar o grau com o passar do tempo, e isso é um processo natural que decorre do crescimento ântero-posterior do globo ocular. Alguns estudos recentes mostram que a progressão pode estar também relacionada com o excesso de atividades visuais para perto (leitura, celulares, iPads…). Prova disso é que observamos um maior número de míopes nas regiões urbanas do que na zona rural, e também nas populações com mais hábito de leitura, como por exemplo, os japoneses. Para evitar ou reduzir o agravamento da miopia, recomenda-se que a cada 30 minutos de atividade para perto ou no computador, descansemos a visão olhando para longe no horizonte, também recomenda-se a prática de atividades e esportes em áreas abertas, onde a visão para distância é estimulada.

A boa notícia é que, a partir do momento em que o grau estabiliza, existem opções cirúrgicas que permitem eliminar de vez o uso de óculos e lentes! Esse será assunto para um próximo post.

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest