Tampão ocular: para que serve?

9 de outubro de 2017
tampão

Com certeza você já viu ou conhece alguma criança que precisa fazer uso de tampão ocular. Mas, afinal, você sabe qual a função do oclusor?

Quando informamos na consulta que a criança vai necessitar de tratamento com o tampão, inicia-se a preocupação. É muito comum durante o tratamento os pais chegarem dizendo que a criança não quer usar o oclusor. A criança chora, tira o adesivo, os avós ficam com pena e os pais entram em desespero! No entanto, quando a criança precisa deste tipo de tratamento, muitas vezes apresenta estrabismo ou visão preguiçosa e é muito importante que a família entenda a importância e o motivo do tratamento para conseguir uma boa adesão!

As principais indicações do uso de tampão são:

Ambliopia ou visão preguiçosa

A ambliopia ou “olho preguiçoso” é a redução da visão que, em geral, não pode ser corrigida somente com uso dos óculos. Ela não deve ser confundida com o olho que desvia, que é chamado de estrabismo. Trata-se de uma falha no desenvolvimento  visual por falta de estímulo adequado durante o período crítico do desenvolvimento. Se essa falha não for corrigida durante a infância, antes dos 8 anos de idade, a criança pode ter redução da visão, perda de sensibilidade ao contraste, dificuldade de localização e distorções espaciais permanentes.

Como tratar a ambliopia?

Primeiramente, a causa da ambliopia deve ser corrigida (estrabismo, óculos…). Nos primeiros anos de vida, o sistema visual se encontra em desenvolvimento, sendo imaturo e plástico e estando susceptível aos efeitos dos estímulos visuais. O tratamento envolve ocluir o “olho forte”, obrigando a criança a usar o “olho preguiçoso”. E esse estímulo deve acontecer antes dos 7-8 anos de idade! Quanto mais nova a criança, melhor e mais rápida é a resposta ao tratamento com oclusão.

A quantidade e a duração da oclusão vai depender da severidade e da causa da ambliopia. Quanto mais severa a perda visual, maior o tempo  necessário de tampão para restabelecer a visão. Pode-se ainda usar lentes e colírio de atropina para embaçar a visão do olho bom.

tampão ocular

Estrabismo

Quando existe desvio ocular, o cérebro da criança abaixo dos 7-8 anos, que ainda está em desenvolvimento, acaba borrando a visão do olho que desvia para evitar a visão dupla. Por isso, em muitos casos de estrabismo acabamos optando pelo tampão. É uma tentativa de evitar a visão preguiçosa por causa do desvio.

Ao contrário do que muitos pais pensam, o tampão não serve para tratar o estrabismo, mas sim essa ambliopia que o desvio ocular pode causar!

Existe um tipo específico de estrabismo, que chamamos de exotropia intermitente (um desvio divergente que não se manifesta a todo instante), em que mesmo a criança apresentando boa visão, associamos o tampão em uma tentativa de melhorar o controle do estrabismo e postergar a cirurgia de estrabismo.

É muito importante a conscientização dos pais, familiares e educadores que estão em contato direto com a criança. O tratamento com tampão não é fácil nem agradável para os pequenos, mas é fundamental para garantir um desenvolvimento visual mais saudável, especialmente em casos de ambliopia e de estrabismo! O sucesso do tratamento exige muita dedicação e motivação de todos os envolvidos, sendo o esforço da família e da criança determinantes na recuperação visual.

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest