Algumas crianças parecem apresentar desvio ocular convergente, que é quando os olhos desviam para dentro. Mas apesar da aparência, se não ocorre desvio verdadeiro, chamamos de pseudoestrabismo. Também conhecido como “Falso Estrabismo”, geralmente ocorre devido à presença de uma prega de pele no canto interno dos olhos, o epicanto.
Essa pele “extra” cobre uma porção da parte branca dos olhos, próximo ao nariz. Isso ocorre porque os bebês ainda não desenvolveram completamente o osso nasal. Assim, eles apresentam uma ponte nasal mais larga, dando a impressão de desvio.
A presença da preguinha é mais frequente em crianças negras, orientais e indígenas, pelas características de seus traços étnicos, em geral. Mas conforme a criança cresce, as estruturas faciais se desenvolvem. Logo, a tendência é que o epicanto se torne menor, fazendo com que desapareça a sensação de olhos tortos.
Esse diagnóstico só poderá ser confirmado pelo oftalmopediatra. Daí a importância daquilo que sempre ressaltamos: a consulta deve acontecer o quanto antes. E mesmo crianças com pseudoestrabismo podem desenvolver estrabismo verdadeiro no futuro.
A diferença poderá ser detectada pelo especialista com um teste que avalia se o reflexo luminoso na pupila está centrado e por um teste de motilidade ocular.
Você já tinha ouvido falar em falso estrabismo?
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail