O estrabismo é a perda do paralelismo entre os olhos, que pode se apresentar de três formas, basicamente. O convergente é o desvio dos olhos para dentro, o divergente é o desvio para fora e o vertical é quando um olho fica mais alto ou mais baixo do que o outro. O desvio ocular pode ser constante ou intermitente.
Essa condição pode surgir nos primeiros meses de vida ou, mais tarde, na infância. Como o estrabismo afeta a visão, pode atrapalhar o desenvolvimento da criança, provocando até mesmo outros problemas oculares. A ambliopia ou visão preguiçosa é a consequência mais comum da falta de tratamento.
Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para que o desvio seja tratado no início, garantindo mais qualidade de vida e um desenvolvimento visual adequado. Cirurgia, óculos e lentes de contato, tampão, exercícios ortópticos e Botox® são algumas das opções de tratamento.
E há também os óculos com prisma. Eles são confeccionados com lentes especiais que melhoram a visão dupla ou diplopia. Diferentemente de outros métodos, o prisma não elimina o desvio, mas possibilita maior conforto visual. Em geral, são mais usados por adultos com estrabismo adquirido de pequeno ângulo.
Em crianças, seu uso não é comum, pois há pouca incidência de diplopia na infância. Dificilmente, crianças menores de sete anos queixam-se de visão dupla, pois o cérebro suprime a visão do olho desviado. Por isso, a ambliopia é mais frequente, assim como o uso do tampão é recomendado para estimular o olho preguiçoso.
Você sabia dessa opção?
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail