O que é síndrome da visão do computador?

28 de maio de 2020
O que é síndrome da visão do computador?

Atualmente, graças às facilidades da vida moderna, e seja por hábito, diversão ou necessidade, em grande parte de nosso dia nossos olhos estão voltados às telas de eletrônicos. Usamos computadores para trabalhar, smartphones e tablet para verificar um novo e-mail, navegar nas redes sociais e o para os momentos de lazer.

Esse uso contínuo de eletrônicos nos deixa mais atentos e, por isso, piscamos até 40% menos, o que comumente leva ao ressecamento dos olhos. Piscar é benéfico e crucial, esse ato involuntário que lubrifica e protege!

O uso exagerado de computadores e outros aparelhos com telas luminosas, além de aumentar a chance de miopia em crianças e adolescentes, pode levar ao desenvolvimento da Síndrome da Visão do Computador em todas as faixas etárias.

A síndrome da visão do computador resulta do foco constante em monitores ou telas por períodos prolongados e ininterruptos. Isso leva a uma espécie de cansaço visual, que sobrecarrega os seus olhos. Confira os sintomas que indicam a existência dessa síndrome.

  • Coceira nos olhos.
  • Irritação e vermelhidão.
  • Sensação de areia nos olhos.
  • Sensação de secura ocular.
  • Vista cansada mesmo quando sua visão não está sendo forçada.
  • Dores de cabeça constantes.
  • Em alguns casos, mal-estar.

Para evitar esse cansaço não é necessário abandonar os eletrônicos e voltar a trabalhar com papel e caneta ou utilizar o celular somente para ligações. Você pode tomar pequenas medidas que irão ajudar e muito nos cuidados com sua saúde ocular, entre elas:

  • Ajustar a intensidade de brilho nos aparelhos. Nunca deixe o fundo da tela muito claro ou muito escuro. Busque um equilíbrio que agrade seus olhos.
  • Evite permanecer por longos períodos em frente ao computador. Para cada uma hora em frente ao computador, busque fazer pausas, levante-se por 5 a 6 minutos, estique o seu corpo e descanse os seus olhos.
  • Mantenha uma distância mínima de 60 cm do monitor do computador e de 35 cm do celular em relação aos seus olhos.
  • Use o monitor em uma posição de 10 a 20 graus abaixo dos seus olhos.
  • Controle a iluminação do ambiente. Excesso de luz também é prejudicial, sendo assim, não utilize uma fonte de luz direta no computador e controle a luminosidade da sala com cortinas.

A vida digital atualmente é uma necessidade, mas ela não precisa prejudicar nossa saúde ocular! Caso você tenha adotado essas medidas e algum dos sintomas ainda te incomoda, procure um oftalmologista. Somente um especialista poderá diagnosticar corretamente o seu problema e oferecer o melhor tratamento.

Dr. Peter Ferenczy

Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.

CRM-PR 25.014 / RQE 17417

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest