Descuidar da região dos olhos pode levar ao desenvolvimento de algumas doenças. Geralmente se percebe que está com algum problema quando há sinais como vermelhidão ou lacrimejamento dos olhos. Mas, e quando as pálpebras apresentam alguma mudança, o que pode ser?
Sintomas como inchaço, sensação de peso, prurido, pálpebras avermelhadas e descamação das pálpebras, como se fosse “caspa” podem sugerir Blefarite. Um processo inflamatório que acomete as pálpebras e os cílios.
Ela acontece porque na base dos cílios existem glândulas que produzem secreção gordurosa. Porém, diversos fatores, como o excesso de oleosidade na pele, alergias, uso de maquiagem ou lentes de contato sem os cuidados necessários e o clima mais seco, característico do inverno, podem obstruir essas glândulas, e causar inchaço ou edema.
Não contagiosa, ao contrário da conjuntivite, a Blefarite não pode ser transmitida de pessoa para pessoa. A doença pode ser de três tipos:
Como há tipos diferentes de Blefarite, o tratamento a ser feito varia de acordo com a sua causa. Por esse motivo, é importante procurar um oftalmologista ao surgimento de qualquer sintoma e tratar a doença.
Em geral é tratada com pomada local e, em alguns casos, antibiótico. Fora isso, existem cuidados durante o tratamento que toda pessoa que tem Blefarite deve realizar. São eles:
Abra os olhos! Quando não tratada, a Blefarite pode evoluir para doenças mais sérias do sistema ocular, como conjuntivite, olho seco ou provocar alterações graves da córnea!
Dr. Peter é formado pela Universidade Federal do Paraná e tem especialização em Oftalmologia pelo Hospital de Clínicas do Paraná. É mestre em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo. Se aperfeiçoou no Brasil e no exterior em Cirurgia de Catarata a Laser e Cirurgia Refrativa. É colaborador do serviço de residência do Hospital de Olhos do Paraná, onde atua como médico preceptor e cirurgião. Dedica-se ao aperfeiçoamento científico estando atualizado na comunidade científica e participa dos maiores congressos na área.
CRM-PR 25.014 / RQE 17417
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail