É cada vez maior o número de crianças e adolescentes que usam óculos ou lentes de contato. Isso se deve ao fato de pais e pediatras estarem se conscientizando da importância de consultas oftalmológicas precoces. Assim, as alterações oculares que antes demoravam a ser diagnosticadas são detectadas mais rapidamente.
A consulta preventiva é essencial porque, ainda que a criança apresente alguma alteração ou dificuldade visual, a maioria delas não sabe se expressar sobre isso. Por essa razão, elas não se queixam. Caso o diagnóstico não seja realizado, o problema pode ser agravado ou provocar outra condição mais grave.
Outro motivo é o uso de eletrônicos na infância, muito comum entre a nova geração que nasceu conectada. Vários estudos nos mostram que o excesso de atividade visual para perto, como o uso de tablets e celulares, pode antecipar o aparecimento ou até acelerar a progressão de uma miopia preexistente, por exemplo.
Mas vamos lá! A cirurgia refrativa a laser é uma possibilidade de tratamento para crianças que usam óculos ou lentes de contato? Esse não é um procedimento padrão. Embora haja algumas pesquisas na área, o ideal é esperar que o grau se estabilize para, então, operar. Isso costuma ocorrer por volta dos 21 anos.
Esse não é um procedimento para ser repetido inúmeras vezes. E quando o grau não está estável, há grande risco de que o grau volte a surgir. Por isso, o tratamento para crianças e adolescentes é o uso de óculos ou lentes. No momento certo, com a refração estável, a cirurgia poderá ser avaliada junto ao oftalmologista.
Você sabia disso? Compartilhe comigo!
Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.
CRM-PR 27.045 / RQE 2874
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail
Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail