Meu filho pisca demais, e agora?

25 de janeiro de 2018
pisca

Um motivo muito frequente de consulta no oftalmopediatra é o piscar excessivo que algumas crianças podem manifestar. Confira no post de hoje as principais causas desse comportamento que preocupa tanto os pais!

Piscar é um reflexo natural que ajuda na proteção e na lubrificação de nossos olhos. Um adulto pisca em média 15 vezes por minuto, já os bebês podem piscar menos de 5 vezes por minuto e isso ser considerado normal.

Quando estamos diante de alguma ameaça, luz intensa, ambiente seco ou situações que causam ansiedade, esse reflexo aumenta como uma forma de proteger nossos olhos.

O piscar excessivo é um aumento da frequência do piscar. Mas o que pode levar a esse aumento?

  • Disfunção das glândulas das pálpebras causando secura ocular (meibomite, olho seco);
  • Erros refracionais (astigmatismo, hipermetropia ou miopia) que levam a um esforço visual aumentado;
  • Estrabismo: principalmente os estrabismos intermitentes (quando o desvio não se manifesta a todo momento), quando a criança pisca para evitar enxergar 2 imagens (diplopia)
  • Tique nervoso: muito mais comum do que se possa imaginar. A criança com ansiedade ou nervosismo pode manifestar essa condição com tiques nervosos, e uma forma de tique é piscar em excesso.

Para saber o real motivo das piscadelas, os pequenos devem passar por uma consulta com um oftalmopediatra. Uma avaliação completa, incluindo exame com dilatação das pupilas, é capaz de detectar se a causa do problema é alguma alteração visual!!

Dra. Dayane Issaho

Paciência e carinho com as crianças são algumas das características da Dra Dayane Issaho. Ela concluiu a residência médica em Oftalmologia na Universidade Federal do Paraná em 2013. Em 2014 mudou-se para Dallas, nos Estados Unidos, para participar de outro fellowship nas áreas de Estrabismo e Oftalmologia voltada para crianças no Children’s Medical Center da Universidade do Texas (UT Southwestern), um dos mais importantes hospitais pediátricos do mundo. Em 2018 concluiu Doutorado e em 2020 pós-doutorado em Oftalmologia e Ciências Visuais pela Universidade Federal de São Paulo.

CRM-PR 27.045 / RQE 2874

outras postagens

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Entre na nossa lista

Junte-se a nossa lista para receber dicas sobre oftalmologia por e-mail

E-mail cadastrado com sucesso

Pin It on Pinterest